O programa Raul e Cia, de hoje, alerta para o aumento da inflação e a elevação nos preços dos mantimentos. Os alimentos tiveram, em maio, a maior alta desde o início do Plano Real, em 1994. Os produtos alimentícios subiram 1,95% no mês passado. O grande vilão da inflação foi o arroz, que subiu 19,75%, a maior alta nos tempos de Real.
Segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação dos alimentos foi generalizada, e os patamares estão bem acima do que era verificado no ano passado.
A volta da inflação assusta e nos faz lembrar de um passado bem recente, em que os produtos chegavam a subir até duas vezes ao dia.
Cena de donas de casa com calculadora na mão, na tentativa de ajustar o orçamento doméstico, era muito comum naquele tempo.
Estocar alimento também foi outra estratégia da população, para conseguir sobreviver à inflação galopante, que corroia o bolso do brasileiro.
Portanto, se o inimigo é comum, todos podem combatê-lo. Somente assim, substituindo os alimentos mais caros pelos mais baratos, dispensar o supérfluo e comprar só os produtos essenciais, será possível encarar de frente esse demônio que assusta e dizima o salário do trabalhador brasileiro.
Carolina Acosta
FM PAN DE AQUIDAUANA
Nenhum comentário:
Postar um comentário