segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Aquidauana: católicos celebram amanhã o Dia da Padroeira

A comunidade católica de Aquidauana está vivendo, desde o último dia 29 de novembro, um período de intensas celebrações, dentro do programa elaborado para celebrar a Festa da Padroeira da cidade, Imaculada Conceição.

O lançamento da edição 2009 aconteceu em grande estilo, naquele dia, com passeada, partindo da Avenida Pantaneta em direção à Igreja Matriz, que leva o nome da homenageada.

Segundo o pároco local, Reginaldo Padilha, a Festa da Imaculada, que tem seu ápice sempre no dia 08 de dezembro, pertence sómente a fé cristã católica.

O dogma de Imaculada Conceição foi definido no século XIX, significando que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência para o propósito de conceber Jesus Cristo, o filho de Deus, em forma humana.

Nos últimos dias várias missas e rezas de terços temáticos estão sendo ministrados pelo Pe. Álvaro Cavazzani, direcionados para os mais diversos segmentos da sociedade.

Na última segunda feira, por exemplo, aconteceu a “Missa das Luzes”, na terça, uma celebração visou abençoar os representantes das várias instituições da segurança pública – Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Policia Ambiental, Policia Civil, Policia Rodoviária e Exército Brasileiro.

Vistos como fundamentais na vida de uma comunidade, os estudantes foram lembrados, na quarta feira, e os profissionais da saúde, na sexta.

Neste sábado as famílias foram alvo das preces, em missa específica, às 19h30. No domingo, celebrou-se o Advento de Imaculada, em missa especial. Também aconteceu o tradicional “Almoço da Matriz” no Salão Paroquial.

Fechando as celebrações, hoje acontece a tradicional Missa dos Pantaneiros, que sempre atrai uma grande multidão de trabalhadores e na terça feira, (feriado municipal) a Missa Solene, ambas às 19h30.

O tema escolhido para a Festa da Padroeira, este ano, é “Vimos a ti, a primeira entre os escolhidos”. Para os católicos, a celebração à Imaculada é mais uma oportunidade de revitalização da fé e proclamação das boas novas de salvação, afinal de seu “bendito ventre” nasceu o salvador do mundo, Jesus Cristo, personagem central nas celebrações cristãs do mês de dezembro.

Fonte: ACS/AQUIDAUANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário