domingo, 2 de maio de 2010

Câmara de Aquidauana (MS) restaura sede do Legislativo (Enviado por Wanderléia Dias)

Foi realizada na noite da última quarta-feira, solenidade de reinauguração das obras de reforma do prédio histórico da Câmara Municipal de Aquidauana, totalizando R$ 134.000,00. Também foram adquiridos aparelhos de ar condicionado, computadores com internet e mobílias para os gabinetes dos vereadores. Outra novidade foi a instalação das câmaras de filmagem, proporcionando segurança do patrimônio e dos arquivos históricos da Casa de Leis.

Os vereadores Antonio da Coeso – presidente, Clézio Fialho – vice-presidente, Eulálio Abel Barbosa – 1º secretário, Vicente Gaeta – 2º Secretário, Corrêa Filho e Cipriano Mendes Costa – líder do prefeito na Câmara recepcionaram as autoridades e convidados, dentre elas, o prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman; prefeito de Anastácio, Cláudio Valério da Silva; deputado estadual Reinaldo Azambuja; vereador Edílson Seikó Miahira, presidente da União das Câmaras de Vereadores do MS; vereador Manoel Luiz, presidente da Câmara de Anastácio; vereadores, Lourival Barbosa e Maria Vital, ambos de Anastácio; vereador Gean Carlos Volpato, da cidade de Naviraí; gerentes de governo, entre outros convidados.

Na ocasião, os vereadores decidiram homenagear o saudoso ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Aquidauana, Plínio de Arruda Leite. As filhas do homenageado Suely Leite Peixoto e Maria Aparecida Leite Lopes; os netos, Gislaine Leite Peixoto, Simoni Leite Lopes; bisnetos Rafael Esbizerro Peixoto, Mateus Lopes Medeiros; sobrinhos Eliane Leite do Espírito Santo e Edir Leite Trindade se emocionaram com as palavras dos oradores da noite.

Poder Legislativo - falando em nome dos edis, o vereador Cipriano Mendes Costa (PT), enfatizou a gratidão dos parlamentares pelas obras. Disse que face a precariedade das instalações, tinham dificuldades em desempenhar suas funções e até mesmo de receber os munícipes. “Hoje um vemos um sonho se tornando realidade, graças a competência do nosso presidente Antonio da Coeso e a confiança do prefeito Fauzi Suleiman”.

Cláudio Valério – o prefeito de Anastácio destacou a maturidade dos vereadores aquidauanenses, e o arrojo administrativo da mesa diretora. “Estão todos de parabéns, pela iniciativa em recuperar um dos prédios históricos e mais importantes de Aquidauana”, disse. Na seqüência, o chefe do executivo anastaciano, parabenizou pela justa homenagem ao ex-vereador Plínio Leite, pelos relevantes serviços prestados em Aquidauana, Anastácio e região. Finalizou cumprimentando o prefeito Fauzi pelo tratamento digno à Câmara.

UCVMS - para o presidente da União das Câmaras de Vereadores do MS, Edílson Seikó, a Câmara de Aquidauana, demonstra que é possível governar com honestidade e autoridade o erário público. Explicou que mesmo com a redução do duodécimo às Câmaras municipais, o presidente Antônio da Coeso, conseguiu com maestria restaurar o prédio arquitetônico da Câmara. “Essa Câmara é abençoada por ter um prefeito comprometido com o Legislativo e que acima de tudo, respeita sua autonomia”.

Reinaldo Azambuja - o parlamentar lembrou da justa homenagem dos vereadores ao ex-vereador Plínio de Arruda Leite. Também ressaltou a importância da restauração do prédio histórico. “É uma obra que vai trazer conforto não só para os vereadores e funcionários, mas para a população que procurar essa Casa de Leis”, concluiu.
Disse também que o prefeito Fauzi demonstra grandeza em trabalhar em harmonia, mantendo a autonomia financeira da Casa Legislativa. “Essa harmonia, resulta em uma Câmara responsável, que trabalha conjuntamente com o Executivo resolvendo os problemas da cidade. Todos estão de parabéns”, concluiu.

Poder Executivo – ao fazer uso da palavra, o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) iniciou relatando importantes fatos da história e construção do prédio da Câmara. Dos primórdios e das dificuldades enfrentadas no inicio da obra, no dia 07 de junho de 1911. “Esse é um prédio que concentra uma energia extraordinária, fruto desse esforço”, disse o prefeito, enaltecendo a nobre atitude dos vereadores em promover ampla reforma, conservando a arquitetura do prédio.

De acordo com o prefeito, a reforma aconteceu em tempo extremamente oportuno, pois sede do Poder legislativo estava com aspecto de abandono.
Mais adiante, explicou que não devolveu a autonomia da Câmara, como foi citado, “nós estamos respeitando a autonomia dessa Casa. Respeitamos o direito dos vereadores”. Concluiu parabenizando os empreiteiros e engenheiros que trabalharam nas obras de recuperação e revitalização do prédio. Estendeu ainda felicitações aos vereadores e funcionários por terem um espaço digno para o desempenho de suas atividades em prol do desenvolvimento de Aquidauana.

Antonio da Coeso - O vereador presidente, Antonio da Coeso iniciou pronunciamento, agradecendo o apoio de todos os vereadores, e a presença dos familiares do homenageado, ex-vereador Plínio de Arruda Leite. Frisou que se tratava de uma justa homenagem em respeito à família de uma pessoa que contribuiu com trabalho para o desenvolvimento de Aquidauana e região. Na seqüência justificou que se preocupou em promover uma reforma, preservando a estrutura do prédio.

“Hoje nossos vereadores e funcionários possuem condições dignas de trabalho. Agradecemos também o apoio da população, que durante todo o período soube entender a interdição”, esclareceu.

O presidente disse que a atual legislatura é privilegiada por ter um prefeito que deu autonomia à Câmara. “O prefeito Fauzi promove uma administração comprometida com o desenvolvimento, transparente e harmoniosa entre os poderes, nos respeita e recebe dessa casa a consideração que merece. Estamos trabalhando pelo desenvolvimento do nosso município”, finalizou.

Ainda na solenidade, fizeram uso da palavra a neta do homenageado Gislaine Peixoto, representado os familiares, e Fernando dos Anjos, representando quadro funcional da Câmara. A primeira dama Selma Suleiman e Sandra Rezende, esposa do presidente da Câmara, fizeram a entrega de ramalhetes de flores às filhas do homenageado Suely Leite Peixoto e Maria Aparecida Leite Lopes respectivamente .

(Anderson Meirelles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário