quinta-feira, 11 de maio de 2017

Wanderléia Dias, de Aquidauana, é exemplo de luta e superação ao lúpus

Paulo Nonato de Souza
  • Imprimir
  •  
  •  



Mosaico mostra Wanderléia Dias Gonçalves em tratamento; ela teve diagnóstico de lúpus em 2005 (Foto: Facebook/Arquivo pessoal)Mosaico mostra Wanderléia Dias Gonçalves em tratamento; ela teve diagnóstico de lúpus em 2005 (Foto: Facebook/Arquivo pessoal)
O Dia Internacional de Prevenção ao Lúpus, celebrado nesta quarta-feira, 10, para conscientização e esclarecimentos da população sobre cuidados necessários e combate ao preconceito, traz histórias de dificuldades, sofrimento e superação.
Resultado de um desequilíbrio no sistema imunológico, o lúpus além de autoimune e crônica, pode ser fatal se não for tratado de forma precoce. Na doença, nossa defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo, como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro.
Em Mato Grosso do Sul, uma história que chama a atenção é a da servidora da Prefeitura de Aquidauana, Wanderléia José Dias Carvalho, de 39 anos. Ela teve o diagnóstico positivo para o Lúpus em março de 2005, depois de uma gravidez complicada e um parto prematuro.
Desde então, nos últimos 12 anos, ela tem convivido com o Lúpus e já passou por uma série de tratamentos com momentos de muita dor e sofrimento, idas e vindas a clinicas e consultórios, internações, exames e prescrição de medicamentos de uso continuo.
Mesmo assim, lutando pela vida, Wanderléia Dias conseguiu se formar como Bacharel em Administração de Empresas e ainda fazer vários cursos e treinamentos de qualificação profissional. Ela é uma lição de quem não desiste da vida. É casada, tem quatro filhos e uma neta.
Wanderléia tem sido uma guerreira. Mesmo com a doença, ela conseguiu se formar em Administração e quer cursar Direito (Foto: Arquivo pessoal)Wanderléia tem sido uma guerreira. Mesmo com a doença, ela conseguiu se formar em Administração e quer cursar Direito (Foto: Arquivo pessoal)
Em 2015, Wanderléia conseguiu vaga no curso de Direito, só fez o primeiro semestre, mas não se dá por vencida e seu desejo é voltar a estudar, mesmo que entre internações e infusões.
“O Lúpus não é uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna, mas provoca dores muito fortes. Começou com dores nos joelhos, que depois chegaram ao ombro, atacando as mãos. A primeira opção de tratamento foi de reumatismo”, conta Wanderléia.
Por meio do seu perfil nas redes sociais, Wanderléia mantém contato com vários pacientes com Lúpus para trocar informações, discutir o uso de remédios e tipos de tratamento e até as dificuldades do dia a dia. Em postagem recente ela escreveu: Ter Lúpus é conviver com a dor, às vezes forte, às vezes moderada e às vezes quase nada. Atualmente, ela faz tratamento com terapia imunossupressora com infusão quinzenal.

domingo, 7 de maio de 2017

Isabela Cavalcante de Aquidauana, é eleita a Miss Mato Grosso do Sul ‘Be emotion’ 2017

A representante de Aquidauana, Isabela Cavalcante, foi eleita Miss Mato Grosso do Sul ‘Be emotion’ 2017.  Em noite de muito glamour, a cerimônia foi realizada nesta sábado (06) em Costa Rica (MS) no Espaço Conviver – Centro de Convivência do Idoso – “Nosso Sonho”.
A coroa de Miss Mato Grosso do Sul, abre portas para a disputa do Miss Brasil ‘Be emotion’ 2017.
A vencedora concorreu com outras 19 candidatas dos municípios de Amambai, Aparecida do Taboado, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Distrito de Alto Santana (Paranaíba), Distrito de São José do Aporé (Paranaíba), Dourados, Ivinhema, Jaraguari, Nova Andradina, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Serviria, Terrenos e Três Lagoas.
A Miss Brasil ‘Be emotion’ 2016, Raissa Santana e a Miss Mato Grosso do Sul 2016, Yara Volpe, marcaram presença no evento.

 LEIA MAIS

https://news.google.com/news/url?sr=1&ct2=pt-BR_br%2F1_0_s_0_1_a&sa=t&usg=AFQjCNECleCJSxZip2curFG4MK8bAMtWng&cid=null&url=http%3A%2F%2Focorreionews.com.br%2Fportal%2F2017%2F05%2F07%2Fisabela-cavalcante-de-aquidauana-e-eleita-a-miss-mato-grosso-do-sul-be-emotion-2017%2F&ei=fK0PWaCVLcel3wGJ4IbgCQ&sig2=ZB_Km0Qgikyq4m4vtkeQpA&rt=SECTION&vm=STANDARD&bvm=section&did=6995899431951783753&sid=pt-BR_br%3Asfy&ssid=sfy&st=1&at=dt0&eid=%2Fm%2F027c2fs&ise=false&insrc=1

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.