quinta-feira, 29 de abril de 2010

Encontro do PT em Aquidauana não empolga militância (Enviado por Wilson de Carvalho)


foto arquivo

Na noite da ultima sexta feira, o PT de MS realizou na Câmara de Aquidauana o 2º Encontro Estadual do Partido com a presença de lideranças estaduais e do presidente da legenda, o advogado e ex-vereador de Paranaíba, Marcus Garcia, Marquinhos.

Na mesa de autoridades a presença dos deputados Amarildo Cruz, Teruel e Pedro Kemp. Os Deputados federais Vander Loubet e Biffi também prestigiaram o evento ao lado de Dagoberto Nogueira (PDT – pré-candidato ao senado.

A mesa contou com a presença de Israel dos Santos, presidente do PT de Aquidauana e o ex-governador Zeca do PT.

O vereador Cipriano Mendes – líder do prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) na Câmara de Aquidauana e pré-candidato do PT a deputado estadual compôs a mesa de autoridades.

Quando o senador Delcídio do Amaral chegou, a mesa já estava composta e após atender a imprensa e saudar o prefeito de Aquidauana Fauzi Suleiman durante entrevista ao jornalista Armandinho Anache, (Rádio Independente) ele foi conduzido a uma cadeira ao lado do ex-governador Zeca do PT.

Plenário vazio e colheita

Com um plenário vazio, composto basicamente por assessores dos deputados e uma pequena caravana de Corumbá, ficou nítido a esvaziamento do evento pela militância petista local.

Os militantes não esqueceram o que consideraram traição de Zeca nos pleitos de 2004 e recentemente em 2008, quando o ex-governador chamou os petistas de “banda pobre”, em programas no horário eleitoral gratuito e em um jornal que difamava o então candidato Fauzi e seus aliados do Partido dos Trabalhadores.

Sem empolgação, o sábado contou com muito menos participantes ainda. Segundo o ex-secretário geral do PT Nabil Jaffal, foi o troco que começou a ser dado ao ex-governador, “Não tenho memória curta, sei o que passamos com o Zeca, agora é ele que precisa do PT de Aquidauana e com muito prazer daremos o troco que ele merece, ele vai colher aqui o que plantou”, disse entusiasmado ao Aquidauana News.

Discursos

Durante discurso no ato de abertura do encontro o deputado federal Antonio Carlos Biffi disse que a mídia nacional está contra o PT. Dagoberto Nogueira único pedetista na mesa criticou a pesquisa publicada em jornal de Campo Grande que enfatiza vitória de André Puccinelli no primeiro turno. “A publicação desta pesquisa desqualifica o jornal Correio do Estado”, disse o deputado federal Dagoberto Nogueira, esquecendo que dias atrás o mesmo Instituto o colocava em segundo lugar na corrida pelo senado, liderada pelo senador Delcídio.

O deputado federal Vander Loubet disse que a disputa vai envolver duas pessoas de personalidade forte, Zeca e André. “Precisamos sim empurrar André para José Serra porque assim Lula vem nos ajudar”, frisou Vander que usou um tempo do discurso para elogiar o prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad.

O senador Delcídio do Amaral ressaltou ações de Zeca enquanto governador de MS e acabou fazendo um discurso sem conteúdo político. Enfatizou a importância do palanque eletrônico nesta eleição e defendeu a aglutinação de partidos visando ampliar o tempo na TV. Segundo Delcídio a pesquisa publicada na semana passada “nos mostra uma leitura positiva”.

Por volta das 22h45min, Zeca do PT iniciou sua fala alertando que o encontro não poderia ser avaliado pela quantidade de pessoas presentes no plenário, mas sim pela qualidade. Fez uma breve avaliação de seu governo e disse estar tranqüilo para enfrentar as urnas. “Sou uma alternativa”, disse ele arrancando aplausos dos presentes.

Zeca do PT também avaliou a gestão do atual governador André Puccinelli e disse vencer essa discussão de quem foi melhor, mas não esclareceu que discute apenas os 3 anos e 3 meses do atual governador Puccinelli enquanto avalia os oito em que esteve frente ao Governo do Estado.

Bastidores

Nos bastidores se comentou muito a possibilidade de que Dagoberto Nogueira após eleito senador disputaria a Prefeitura de Campo Grande, abrindo a vaga no senado para ex-primeira dama Gilda dos Santos, esposa de Zeca.

Barrado

O grupo do PDT de Aquidauana liderado pelo ex-prefeito Felipe Orro, que recentemente teve mais uma de suas contas contestadas pelo Tribunal de Contas do Estado, não compareceu ao evento.

Segundo fontes, Felipe Orro teria recebido um recado da cúpula do PT para não comparecer ao evento, pois caso contrário o PT local iria esvaziar ainda mais o plenário.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.