quarta-feira, 8 de agosto de 2012


Justiça barra candidatura de Fauzi em Aquidauana (Tavane Ferraresi)


Fauzi pode trocar de vice ou recorrer da decisão

Foi indeferida a chapa composta pelo candidato à reeleição, prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) e seu vice, Vanildo Neves Barbosa (PMDB). A decisão é do juiz José de Andrade Neto, da 10º zona eleitoral de Aquidauana.
O magistrado levou em consideração art. 50 da Resolução n° 23.373, do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Conforme descreve o texto, os processos dos candidatos à eleição majoritária deverão ser julgados conjuntamente, com o exame individualizado de cada uma das candidaturas. Ou seja, não há como deferir uma chapa se houver alguém impedido de disputar a eleição.
Fauzi teve seu registro de candidatura deferido, porém, seu vice está inelegível com base na Lei Complementar 64/90, conhecida por Lei da Ficha Suja.
Vanildo foi condenado em 2008 pelo TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado), e conforme prega a lei, os gestores que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas não podem ser candidatos a cargos públicos pelos oito anos subsequentes. Portanto, ele está impedido de concorrer.
Desta forma, o magistrado julgou indeferido o registro da chapa formada por Fauzi Suleiman e Vanildo Neves Barbosa, uma vez que este último encontra-se inelegível.
Defesa
Como o juiz eleitoral indeferiu o registro da chapa, o candidato, partido ou coligação podem recorrer da decisão ao TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), ou indicar alguém que seja apto para substituir Vanildo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.