quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Aquidauana 

Motociclistas prestam homenagem em velório de rapaz que morreu em acidente



Colônia Buriti de Aquidauana ainda aguarda solução fundiária do DNIT

                     Por José Pedro Frazão

Depois da grande conquista, que foi receber da Prefeitura Municipal de Aquidauana o sonhado título de propriedade imobiliária, documento definitivo para a regulamentação de seus lotes e chácaras, os moradores da Colônia Buriti passaram agora a depender da boa vontade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), órgão responsável pela conferência da demarcação da área junto ao governo federal, cujo processo tramita com morosidade na agenda burocrática da instituição.



Esta semana a nossa reportagem do "Painel do Paim Porta-voz" entrevistou o presidente da Associação Rural dos Moradores da Colônia Buriti, Marcos Vinícius Rodrigues da Silva, e o seu vice-presidente, Ciro França Dias, que nos falaram sobre a demora da demarcação por parte do DNIT, que vem prejudicando as 94 (noventa e quatro) famílias (80 das quais são afiliadas na associação). 

A entrevista aconteceu na chácara da também moradora da Colônia, Sra. Zulmira Paim Codorniz, que se une à reivindicação da diretoria. 

"A nossa Colônia existe há mais de 25 anos e somente agora conseguimos obter os títulos definitivos, graças a ação imediata do prefeito Odilon Ribeiro e da Câmara de vereadores. Porém, ainda esbarramos na morosidade do DNIT, que não age para que possamos realizar o devido registro cartorário dos imóveis" - diz o presidente Marcos, destacando que "todo o empecilho é uma simples colocação de pequenas placas na limitação dos lotes com o trecho da ferrovia federal, providência que somente o DNIT pode fazer" - reclama o presidente.


Em fevereiro deste ano, o prefeito Odilon Ribeiro e a Vice-Prefeita Selma realizaram dois encontros com os moradores da Colônia Buriti: no dia 17, para a entrega dos títulos definitivos dos lotes (fruto do benéfico projeto de lei do Executivo aprovado pela Câmara Municipal), e no dia 28 para entregar a eles uma patrulha agrícola, destinada ao fomento da agricultura familiar.

A exemplo do presidente Marcão, que enalteceu o prefeito Odil. on e a vice-prefeita Selma, pela atenção constante, incluindo a liberação dos títulos e a doação da patrulha agrícola para os moradores produtores, o Vice-Presidente da Colônia, Ciro França, que já dirigiu a entidade por dois mandatos, também agradeceu ao prefeito, mas lamentou igualmente a morosidade do DNIT, que está impedindo o desenvolvimento da Colônia, a partir da demora de sua regularização fundiária.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.