segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

FM PAN Informa: Aquidauana - MS perderá Distrito de Taunay que se transformará em reserva indígina

Aquidauana: Distrito de Taunay pode ser desapropriado

Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2008 | 10:35Hs

Redação


Área central de Aquidauana: município pode perder o distrito, que dever se transformar em reserva indígena.
O distrito de Taunay, localizado no município de Aquidauana, de 33 mil hectares e a 172 quilômetros de distância de Campo Grande – ocupado por aproximadamente 7.000 índios – poderá ser declarado terra indígena pelo Governo federal, desapropriado, e os atuais moradores que não pertencem às tribos serão indenizados.

Segundo a assessoria da Funai (Fundação Nacional do Índio), do Distrito Federal (DF), no distrito de Taunay, há uma vila habitada em sua maior parte por famílias, que pertence à Terra Indígena Taunay/Ipegue. De acordo com a assessoria, essa terra indígena passa por um processo de revisão de limites.

No mês passado, segundo o administrador regional da Funai em Campo Grande, Claudionor do Carmo Miranda, uma equipe de Brasília veio fazer o levantamento fundiário daquelas áreas. "A reserva demarcada pega todo o distrito de Taunay e vai pertencer aos índios, 40 caciques já foram a Brasília conversar sobre essa área. Só falta agora a portaria declaratória, o processo está no Ministério da Justiça", disse o administrador.

A assessoria da Funai, em Brasília, informou que ainda não há previsão para publicação de portaria declaratória com a nova delimitação da área feita recentemente pelos técnicos da fundação. De acordo com a assessoria, homologada em 1991 pelo Decreto nº 276, a Terra Indígena Taunay/Ipegue tem superfície de 6.461 hectares e poderá atingir 33.900 hectares com a revisão de limites.

Caso seja confirmada a declaração de posse definitiva do território aos índios, a população sem origem indígena que estiver nessas terras será indenizada, após o levantamento das benfeitorias.

Outro grupo técnico, segundo a assessoria da Funai/DF, foi enviado também no mês passado em Mato Grosso do Sul para identificação de propriedades e benfeitorias que deverão ser indenizadas no município de Miranda, por ocupar espaço da Terra Indígena Cachoeirinha.

Essa terra, segundo a assessoria, foi declarada de posse permanente do grupo indígena terena, com superfície aproximada de 36.288 hectares, por meio da Portaria n° 791, de 19 de abril de 2007.

Fonte: Correio do Estado

http://www.fmpan.com.br/

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.