



Sexta-feira, dia 30 de Maio de 2008 às 08:45hs
A noite da última quarta feira foi considerada histórica para as lideranças políticas de Aquidauana. Nesta data, na Câmara Municipal se reuniram os presidentes e representantes de vários partidos políticos entre eles, o PSL, PTB, PPS, PR, PMN, PSB, e PRB, no encontro denominado “Frente de Partidos Comprometidos com a Vontade Popular”. Lideranças comunitárias, indígenas, religiosas, representantes de classe, também prestigiaram a reunião.
A mesa que conduziu os trabalhos foi composta pelo Dr. Luiz Eduardo Arruda – PSL, Ivan Louzada, presidente Estadual do PTB; Carlos Salamene – PPS, Leide Argerim – PR, Suely Anderson – PMN, Wanderlei Wagner – PSB, Ciro França – PTB e o ex-deputado estadual Aloísio Borges, presidente municipal do PRB em Campo Grande, representando o presidente estadual da sigla, José Divino Oliveira de Souza.
PSL - Segundo o presidente do PSL, Dr. Luis Arruda, todo o trabalho foi devidamente comunicado a Justiça Eleitoral, obedecendo aos trâmites legais, não havendo nenhum caráter de propaganda eleitoral. “Estamos demonstrando que queremos caminhar juntos”, enfatizou. Continuou afirmando que muito se fala em acordos, pactos e lealdades, mas às vezes isso não é cumprido na política. “Queremos unir forças, e validar tudo que foi combinado e acordado. O PSL defende a união e a soma de esforços pelo bem de Aquidauana”, concluiu.
PPS - O presidente do PPS, Carlos Salamene, iniciou afirmando que se tratava de uma noite histórica para a política de Aquidauana. “Vários partidos se unem para discutir o poder local e a democracia e queremos que seja acima de tudo, respeitada a vontade popular. A vontade do povo deve prevalecer”.
PMN - Representando o PMN, Suely Anderson também fez coro ao discurso de que a união dos partidos só fortalece o processo eleitoral e a democracia. “Os partidos representam a sociedade, e a nossa união, representa de fato o pensamento da nossa gente”.
PTB - O presidente do PTB, Ciro França, afirmou ter assumido o comando municipal da sigla recentemente, mas que já possui quadros importantes para o processo. “Ainda não temos a projeção de alguns partidos como o PSL, mas estamos trabalhando”. Concluiu reivindicando que se faça valer a vontade popular. “Vamos respeitar as pesquisas, prevalecendo o bom-senso”.
Já o presidente Regional do PTB, Ivan Louzada garantiu que a decisão do PTB municipal será respeitada e avalizada pela direção estadual e nacional. “A decisão da base será respeitada e já tratamos da questão de Aquidauana com o nosso presidente nacional, Roberto Jéferson. Vamos acatar a decisão dos dirigentes do PTB em Aquidauana”.
PSB - O presidente municipal do PSB, Wanderlei Wagner, falou da necessidade de que os partidos considerados “pequenos” sejam respeitados. “Essa reunião serve para mostrar que temos força, e precisamos ser respeitados, também fazemos parte do pleito eleitoral e queremos participar ativamente das decisões”.
Segundo o líder político, o PSB é um partido simples, porém respeitado. Finalizou discurso propondo que seja encaminhada uma “Carta Aberta à População”. O pedido foi colocado para apreciação e a plenária aprovou a proposta. “O documento será redigido e publicado nos principais veículos de comunicação de Mato Grosso do Sul, disse o dirigente Luiz Eduardo de Arruda que presidiu a mesa.
PRB - O presidente do diretório Municipal do PRB de Campo Grande, Aloísio Borges também foi enfático em dizer que num pleito, a vontade da população deve ser respeitada. Alosio confirmou que o PRB tem essa percepção, e parabenizou os dirigentes dos partidos representados no evento pela brilhante iniciativa. “Esta demonstração de união e respeito a democracia é um exemplo a ser seguido inclusive em outros municípios de Mato Grosso do Sul”, finalizou Aloísio Borges.
Após as manifestações dos participantes neste evento da “Frente de Partidos Comprometidos com a Vontade Popular” houve a leitura da ata e a coleta de assinaturas para posterior elaboração do manifesto pela democracia e pelo respeito a vontade do povo, que sempre soube discenir e traduzir suas aspirações.