domingo, 10 de agosto de 2008

Dupla Renata/Talita vence de virada na estréia em Pequim




GLOBOESPORTE.COM

Foi por pouco, mas as mexicanas Candelas e Garcia não conseguiram surpreender Renata e a aquidauanense Talita em sua estréia nas Olimpíadas de Pequim.

Nervosas, as brasileiras sofreram no início, mas conseguiram vencer a 21ª parceria do ranking mundial de virada por 2 a 1, parciais de 18/21, 21/16 e 15/8.

Agora, Renata e Talita terão um duelo difícil pela frente. Suas adversárias serão as perigosas irmãs austríacas Schwaiger.

O confronto será realizado na próxima terça-feira, às 9h (de Brasília). Já as mexicanas vão enfrentar as gregas Karantasiou e Arvaniti no mesmo dia, às 3h.

Em sua primeira participação olímpica, Renata e Talita entraram em quadra nervosas. Melhor para as mexicanas, que saíram na frente.

Enquanto as brasileiras tentavam encaixar seu jogo, a grandalhona Candelas, de 1,96m, formou um paredão que ajudou as adversárias a abrirem quatro pontos de vantagem em 14 a 10. A dupla verde-amarela ainda ensaiou uma reação.

Talita pediu: “Vamos levantar!”, e a parceria diminuiu a diferença para apenas um ponto, em 17/18. Mas as rivais não perderam a concentração e fecharam o set em 21/18 com mais um bloqueio de Candelas.

Meninas reagem e não dão chance a rivais

Na parcial seguinte, as brasileiras voltaram de ânimo renovado. Com Talita inspirada e saques que voltaram a funcionar, a dupla rapidamente abriu 6 a 3. Guerreira, a atleta de Aquidauana, Mato Grosso do Sul conseguiu encaixar seu ataque até com areia nos olhos para fazer 7 a 4.

Para furar o bloqueio de Candelas, a dupla apostou nas bolas de fundo de quadra, e conseguiu aumentar a vantagem para cinco pontos, em 15 a 10. A ansiedade tomou conta das mexicanas e Garcia cometeu um erro bobo na rede. Nem precisava, já que Renata e Talita não deram chances até fechar por 21 a 16.

No tie-break, a experiência das brasileiras falou mais alto. Concentradas, Renata e Talita superaram um início disputado para abrir uma vantagem de quatro pontos em 8 a 4.

Com excelentes defesas de Renata e um bom repertório de ataques de sua parceira, a dupla favorita pôde sair aliviada da Arena de Chaoyang com a vitória por 15 a 8.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.