domingo, 25 de janeiro de 2015

Aquidauana



Roteiros do Brasil
Roteiro: Rota Pantanal Bonito

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE
Fundada em 15 de agosto de 1892, as margens do rio Moboteteu atual rio Aquidauana, foi implantada por uma comissão composta pelo major Theodoro Rondon e pelos coronéis João dAlmeida Castro, Augusto Mascarenhas, Estevão Alves Corrêa e Manoel Antônio Paes de Barros. Foi elevada a distrito pela lei número 467, de 18 de dezembro de 1906 e o município foi criado pela lei número 772, de 16 de julho de 1918.
Significado do Nome
O nome Aquidauana é de origem indígena (idioma Guaicuru) e significa "Rio Estreito".
Aniversário da Cidade
15 de Agosto
Gentílico
aquidauanense
População
45.623 habitantes
hspace=0 CARACTERÍSTICAS
A Unesco reconheceu o Pantanal Matogrossense como uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do Planeta integrando-o ao acervo dos patrimônios da humanidade. Localizado no interior da América do Sul, o pantanal matogrossense é a maior extensão úmida contínua do planeta.
O Pantanal entretanto não é um só. Existem 10 (dez) tipos de pantanal na região com características diferentes de solo, vegetação e drenagem, são eles: - Nabileque - 9,4 %; - Miranda, 4,6%; - Aquidauana, 4,9 %; - Abobral - 1,6 %; - Nhecolândia - 17,8 %; - Paiaguás - 18,3 %; - Paraguai - 5,3 %; - Barão de Melgaço - 13,3 %; - Poconé - 12,9 %; - Cáceres - 11,9 %.A beleza proporcionada pela paisagem pantaneira fascina pessoas de todo o mundo fazendo com que o turismo se desenvolva em vários municípios da região. O desenvolvimento de um pensamento ambientalista e social para o pantanal matogrossense tem levado vários pesquisadores a discutirem o impacto da ocupação humana neste ecossistema. Dentre os principais problemas ambientais destacamos: - a pesca predatória; - a caça de jacarés; - a poluição dos rios da bacia do Paraguai; - os garimpos do Estado de Mato Grosso e a poluição das águas pelo mercúrio; - a hidrovia Paraguai-Paraná. Tais questões tem sido alvo de uma extensa discussão e algumas ações ambientais por parte dos órgãos ambientais e da comunidade tem coibido tais agressões.
Clima 
Quente
Temperatura Média
29º C
hspace=0 COMO CHEGAR
Partindo de Campo Grande: BR-262 até Anastácio e depois BR- 419.
Localização
Município do Pantanal do Estado do Mato Grosso do Sul.
Limites
Anastácio, Miranda, Dois Irmãos do Buriti, Rio Negro, Corguinho, Terenos, Rio Verde de Mato Grosso e Corumbá
Acesso Rodoviário
BR-262

Distâncias:

Da Capital:
131 Km
Outras:

hspace=0 TURISMO:
Resumo
Principais Pontos Turísticos
Igreja Nossa Senhora da Conceição
A Igreja Nossa Senhora da Conceição é tida como a principal da cidade, sendo denominada Matriz desde a data de sua construção. É uma cópia de catedral de Notredame, em Paris, e aqueles que não conhecem a verdadeira não devem perder a oportunidade de conferir.
A igreja, que foi inaugurada na década de 1930, também serve como palco para diversas festas populares.

Museu de Arte Pantaneira
O Museu de Arte Pantaneira Rubens Corrêa mantém um vasto acervo de objetos regionais, além de obras de arte. O objetivo é preservar a cultura dos nativos do Pantanal através de exposições de arte popular e materiais utilizados na rotina dos habitantes locais. O espaço também é utilizado com freqüência para manifestações artísticas.
O Museu de Arte Pantaneira Rubens Corrêa recebeu tal nome em homenagem ao trabalho do ator, que nasceu na cidade.

Endereço: Rua Cândido Mariano, 462 - Centro
Parque Ecológico
Uma área de preservação no centro da cidade de Aquidauana dá uma pequena amostra, dentro da área urbana, da riqueza da flora presente no Pantanal. Com uma extensa área de lazer dotada de pista de cooper, o Parque Ecológico da Lagoa Comprida possui infra-estrutura adequada para oferecer conforto aos visitantes, com banheiros e seguranças espalhados pelo local.
Morro do Paxixi
Para os amantes do ecoturismo, uma ótima opção de lazer em Aquidauana é fazer uma visita ao Morro do Paxixi. É uma enorme pedra de quartzito, bastante procurada por alpinistas.
Tribos Indígenas
Em Aquidauana ainda podem ser encontradas aldeias dos índios Guatós, Kaiowá, Bororo, Umotina, Pareci e Kinikinao. É uma das regiões com maior população indígena do Estado. Atualmente, calcula-se que existam mais de 50 mil indígenas e descendentes vivendo no local.
Os índios Terena sempre se submeteram a acordos para poderem manter a sua tribo viva. Assim, sobreviveram aos colonizadores e ao avanço do progresso. São índios muito pacíficos e voltados mais à caça e à pesca do que guerras ou conflitos. Para terem suas terras protegidas, os Terena prestavam serviços para outras tribos em troca de proteção. Na Guerra do Paraguai, por exemplo, eles foram a última tribo a guerrear, o que pode ter salvado o povo de ser dizimado como tantos outros.

Desde então, a perda as terras foi só uma conseqüência da intervenção de fazendeiros da região, que começaram a tomar conta de cada vez mais propriedades, despejando as famílias que lá viviam. Hoje, os Terena saem muitas vezes de seus pequenos espaços para trabalhar na cidade, porque só assim conseguem manter as famílias. Apesar do contato constante com o português, o idioma nativo ainda é muito utilizado, como uma tentativa de preservar ao máximo a cultura através da língua falada. No entanto, a expressão cultural dos Terena também pode ser observada em produtos artesanais, danças típicas e cultivo de alimentos.
Rio Aquidauana
O Rio Aquidauana é o mais importante da cidade. Nasce na Serra de Maracaju e corre em direção ao Rio Miranda, bem próximo do Passo do Lontra e da Estrada Parque do Pantanal. Traça o limite entre os municípios de Aquidauana e Anastácio.
As águas calmas são bastante favoráveis à prática de esportes aquáticos. Muitos visitantes e moradores do local tomam banho no rio, que também atrai pescadores.
hspace=0 EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
- Pantaneta - A exemplo do carnaval comemorado fora da data oficial tão comum na região norte do País, que foi onde começaram a ser organizadas esses tipos de festas, a região Centro-Oeste também possui micaretas organizadas em datas diferentes do convencional. Em Aquidauana ocorre desde 1997 a festa chamada Pantaneta, a maior micareta realizada na região, sempre realizada no início do mês de setembro. Formulada para atrair mais turistas para o Pantanal, a Pantaneta tem o propósito de mostrar menos rios, peixes e animais silvestres, enquanto coloca à disposição do turista mais festa e animação. O evento agradou tanto que anualmente a região atrai várias excursões e visitantes de diversos cantos do Brasil, dando a Aquidauana uma posição de destaque no circuito de festividades em território nacional. A festa costuma reunir um grande número de músicos consagrados e bandas regionais, que fazem a abertura do evento. O Pantaneta ainda conta com excelente infra-estrutura, onde há banheiros, bares e esquema de segurança e emergência médica para evitar qualquer complicação em caso de algum incidente com os foliões.
 Janeiro
20/01 - Festa de São Sebastião
 Fevereiro
- Carnaval
 Abril
09 - Procissão do Fogo
19 - Feira do Índio

Maio
1º - Festa do Trabalhador na Colônia de Férias da ACIAA
08 - Audição do Dia das Mães

Junho
10 - Procissão de Corpus Christi
- Festas Juninas
- Arraia do Fogo
- Arraia Pantaneiro

Agosto
07 - Audição do Dia dos Pais
07 a 15 - 37ª Expoaqui (Parque de Exposição)
15 - Aniversário da Cidade – Desfile Cívico
15 - Concurso de Miss Aquidauana

Setembro
03 a 06 - Pantaneta
07 - Parada Militar
- Jogos da Primavera

Outubro
- Feira do Peixe
12 - Festa do Clube do Laço Pantaneiro

Novembro
18ª Prova de Santa Delfina – Canoagem
Dezembro
08 - Procissão das Flores
18 - Audição de Natal

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA
E-mail:
Telefones: (67) 3241-2050 
Sites: http://www.aquidauana.ms.gov.br/

SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário de Campo Grande : Terminal Eitor Eduardo Laburu:

Rua Barao de Rio Branco, s/nº  - Campo Grande - MS
Telefone: (67) 3383-1678  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E 2º TABELIONATO DE NOTAS:
E-mail: kbotelho@terra.com.br

Telefones: (67) 3241-3828

Sites: http://portal.mj.gov.br
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:


Read more:
http://www.ferias.tur.br/informacoes/4116/aquidauana-ms.html#ixzz3PpfjeB9z

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.