sábado, 31 de outubro de 2009

Festival Pantaneiro: noite de encantamento e alegria

Wilson de Carvalho - Fotos Sirnay Moro

Com a realização do Festival Pantaneiro em sua primeira noite, muitos objetivos foram cumpridos, afinal tudo pode se traduzir em única palavra ‘encantamento’.

As pessoas que circularam pelo recinto do Parque de Exposição Manoel Antonio Paes de Barros o faziam encantados com a organização, decoração e com a qualidade do evento, que carimba já na primeira noite o passaporte para o sucesso.

A presença do publico foi marcante e mais ainda, o orgulho estampado no rosto do homem pantaneiro era motivo suficiente para se afirmar que o evento abre uma porta para a cultura de Mato Grosso do Sul, extraída da lida do pantaneiro no dia a dia do maior santuário ecológico do mundo, o Pantanal.

Em seu discurso na abertura do evento, ladeado por autoridades e parceiros, o prefeito de Aquidauana Fauzi Suleiman foi extremamente feliz ao dizer que Aquidauana vivencia hoje um momento de profundas inquietações e de muita fertilidade e que há um desejo intenso de fazer a cidade avançar, prosperar, encontrar seu destino; sua vocação. “As chances de se construir um futuro melhor são maiores para aqueles que conhecem seu passado, suas raízes. Aquidauana é uma cidade com raízes profundas, porém conhecidas por poucos”, disse Fauzi.

Fauzi enfatizou ainda com muita convicção, que Aquidauana pode ser uma cidade, mais forte, mais rica espiritual e materialmente do que é. “Basta conhecermos e entendermos as raízes que nos ligam ao mundo e nos fazem ser o que somos. Esse é o principal objetivo desse Festival: identificar aquilo que é essencial em nossa alma, revelar nossa identidade e nos apresentar ao mundo do jeito que somos”, frisou o prefeito com a voz embargada pela emoção.

O foco do Festival Pantaneiro é gente. É vida. É menos a economia, embora ela seja importante e é mais a cultura, entendida como a forma que a vida se desenvolve: como as pessoas trabalham, como descansam, como amam, como sofrem, como se sentem úteis, como se desenvolvem os sentimentos humanos sem os quais a vida não tem sentido. “O Festival Pantaneiro tem um potencial extraordinário: desconhece barreiras cronológicas (é um evento para todas as idades), barreiras sociais (é um evento que integra todas as classes sociais), barreiras religiosas (é um evento que tem como foco o incentivo aos valores familiares)”, assim resumiu o chefe do executivo municipal.

Fauzi ainda teve a oportunidade de agradecer o apoio da Câmara de Vereadores, esclareceu que com o Projeto de Lei aprovado pelo Poder Legislativo o evento passa a ser público, marcando o fim da mistura de interesses particulares com coletivos. “A Prefeitura não é mais um balcão de negócios, onde se investe recursos públicos em eventos para gerar lucro para particulares. Os benefícios são para a coletividade”, esclareceu o prefeito.

Com a realização do Festival Pantaneiro estão claros os benefícios que se buscam: “fortalecimento da nossa identidade, com Aquidauana se reconhecendo cada vez mais como uma cidade pantaneira; o resgate de nossa cultura com o aumento de nossa auto-estima; orgulho de nossas marcas: culinária, vocabulário, música, esportes; a abertura de novas possibilidades de desenvolvimento: com o incremento do turismo (cultural e histórico), de nossa produção (carne oreada, mel, queijo nicola, artesanato de couro. Buscamos uma Aquidauana como produtora não só de quantidade na pecuária, mas também de qualidade”.

Para realizar o evento a Prefeitura Municipal de Aquidauana está contando com o apoio efetivo do banco HSBC, deputado federal Moka, Governo do Estado - Seprotur - deputados Jerson Domingos - Reinaldo Azambuja, Rigo e Junior Mochi, Sindicato Rural de Aquidauana, Câmara de Vereadores, FM PAN, além é claro da equipe de governo, em especial, as Fundações de Turismo, Cultura e Esporte - Gerência de Governo - Gerência de Finanças - Gerência de Produção - César Queiroz e Dr. Roberto Klabin.

O apoio da mídia local e estadual também contribuiu muito com o evento que prossegue hoje com show da dupla Tostão e Guarani, rodeio e muitas atividades.

Amanhã a festa será encerrada com a presença no palco do astro da musica regional Almir Sater. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.