terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Aquidauana: decoração de Natal será ativada amanhã




De forma inédita, o projeto do Natal desenvolvido pelo Governo Municipal de Aquidauana, vai procurar sensibilizar a população e visitantes para as questões ambientais que envolvem o pantanal. Pela primeira vez em Mato Grosso do Sul questões como a preocupação com o aquecimento global e a agressão ao eco sistema serão incorporadas aos cenários tradicionais da festa magna da cristandade.

Uma das idéias centrais é deslocar a figura do Papai Noel de seu ambiente histórico, no Círculo Polar Ártico, para paisagens pantaneiras, substituindo a neve por rios, igarapés ou acidentes geográficos como a Lagoa Comprida, que começa a ser olhada com mais atenção, a partir do projeto de revitalização que está sendo definido pela administração Fauzi Suleiman.

“O Papai Noel das programações que serão desenvolvidas a partir desta quarta feira (09), se identifica com os perigos que rondam a maior planície alagada do continente americano”, diz um dos organizadores do projeto que agrega no mínimo quatro iniciativas: Natal de Luz, Natal Feliz, Natal Social e Natal Com Cristo. Cada uma acrescenta um detalhe importante para a programação oficial do natal aquidauanense, organizada pelo Governo Municipal, através de seus vários setores, e Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana (ACEA).

“Como o natal celebra a vida, vida que adquire sentido pleno na figura do menino Jesus, é muito oportuno enfatizar que a vida do pantanal está ameaçada. Por isto resolvemos introduzir uma mensagem de preservação do meio ambiente em pequenos mais relevantes detalhes nos vários cenários que serão vistos pelo público”, destaca a organização.

O ponta pé inicial de toda programação será dado nesta quarta feira, às 19 horas, na Praça dos Estudantes, quando o Papel Noel Pantaneiro receberá das mãos do prefeito Fauzi a chave da cidade e acionará a iluminação natalina.
Fonte: ACS/AQUIDAUANA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.