
De forma inédita, o projeto do Natal desenvolvido pelo Governo Municipal de Aquidauana, vai procurar sensibilizar a população e visitantes para as questões ambientais que envolvem o pantanal. Pela primeira vez em Mato Grosso do Sul questões como a preocupação com o aquecimento global e a agressão ao eco sistema serão incorporadas aos cenários tradicionais da festa magna da cristandade.
Uma das idéias centrais é deslocar a figura do Papai Noel de seu ambiente histórico, no Círculo Polar Ártico, para paisagens pantaneiras, substituindo a neve por rios, igarapés ou acidentes geográficos como a Lagoa Comprida, que começa a ser olhada com mais atenção, a partir do projeto de revitalização que está sendo definido pela administração Fauzi Suleiman.
“O Papai Noel das programações que serão desenvolvidas a partir desta quarta feira (09), se identifica com os perigos que rondam a maior planície alagada do continente americano”, diz um dos organizadores do projeto que agrega no mínimo quatro iniciativas: Natal de Luz, Natal Feliz, Natal Social e Natal Com Cristo. Cada uma acrescenta um detalhe importante para a programação oficial do natal aquidauanense, organizada pelo Governo Municipal, através de seus vários setores, e Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana (ACEA).
“Como o natal celebra a vida, vida que adquire sentido pleno na figura do menino Jesus, é muito oportuno enfatizar que a vida do pantanal está ameaçada. Por isto resolvemos introduzir uma mensagem de preservação do meio ambiente em pequenos mais relevantes detalhes nos vários cenários que serão vistos pelo público”, destaca a organização.
O ponta pé inicial de toda programação será dado nesta quarta feira, às 19 horas, na Praça dos Estudantes, quando o Papel Noel Pantaneiro receberá das mãos do prefeito Fauzi a chave da cidade e acionará a iluminação natalina.
Fonte: ACS/AQUIDAUANA
Nenhum comentário:
Postar um comentário