sábado, 5 de março de 2011

Rio Aquidauana atinge 9,9 metros e desabriga mais de 180 famílias em três municípios

Priscilla Peres

Reprodução

O nível rio Aquidauana voltou a subir na sexta-feira (04) e neste sábado (05), já chega a 9,90 metros de altura, sendo que a altura normal do rio é em torno dos 3 metros. Apenas no município de Aquidauana mais de 100 famílias já foram desabrigadas.
Ontem as duas pontes que ligam Anastácio a Aquidauana foram interditadas devido o alto nível do rio que já passou por cima das pontes. Apenas caminhões conseguem transitar no local.
Ainda ontem, o exército montou uma passarela na Rua Teodoro Rondon em Aquidauana, para ligar até o município até Anastácio. O Corpo de Bombeiros, o Exército Militar, a Prefeitura e a Defesa Civil estão trabalhando no local.
As famílias que foram retiradas dos locais próximos as margens do rio Aquidauana, foram encaminhadas para o ginásio Poli Esportivo de Aquidauana, a Igreja Católica e algumas escolas municipais. As aulas dos estudantes da área rural foram suspensas, pois algumas pontes estão em alerta.
Segundo informações da prefeitura, o Prefeito está aguardando o relatório final da Defesa Civil com todos os pontos do município prejudicados com a chuva, para então decretar estado de emergência. Nos distritos, Piraputanga e Sipolândia foram os mais atingidos.
Durante a madrugada deste domingo não choveu no município, porém nesta amanhã já voltou a chover fraco.
Anastácio
No município de Anastácio, a Defesa Civil já removeu cerca de 50 famílias ribeirinhas, que foram encaminhadas para casas de parentes e para o ginásio Poliesportivo municipal.
O município decretou estado de emergência na quinta-feira (03).
A Defesa Civil alerta para as pessoas que moram em locais de risco que deixem as casas antes do nível do rio chegar até o local, e ocasionar grandes perdas. Em Anastácio, algumas famílias se recusaram a sair de suas casas e precisaram ser retiradas às presas durante a madrugada, quando o rio sobe mais rápido.
Dois Irmãos do Buriti
Em Dois Irmãos do Buriti o rio Aquidauana, continua subindo e já atinge a marca de 8,49 metros, sendo que está seis metros acima do nível normal. No distrito de Palmeiras a situação está preocupante, pois as águas já estão chegando a Escola Nero Menezes de Ávila onde a Prefeitura de Dois Irmãos do Buriti montou a base de operações, o Córrego Vermelho também está fora do seu leito o que torna a estrada para Piraputanga intransitável.
As equipes já resgataram mais de 35 famílias até o momento.
Agora as equipes estão dando prioridade em retirar apenas as pessoas, deixando os bens materiais em segundo plano, já que as equipes do Corpo de Bombeiros e do Exército que estavam auxiliando nos resgates foram deslocadas para a cidade de Aquidauana onde a situação é mais critica.
Segundo o site Buriti News, as aulas foram suspensas até o dia 10 de março ou até a situação de emergência for revogada.

Confira em vídeo disponibilizado no Youtube a situação de Aquidauana:

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.