Rio Aquidauana atinge 9,9 metros e desabriga mais de 180 famílias em três municípios
Priscilla Peres
Reprodução |
Ontem as duas pontes que ligam Anastácio a Aquidauana foram interditadas devido o alto nível do rio que já passou por cima das pontes. Apenas caminhões conseguem transitar no local.
Ainda ontem, o exército montou uma passarela na Rua Teodoro Rondon em Aquidauana, para ligar até o município até Anastácio. O Corpo de Bombeiros, o Exército Militar, a Prefeitura e a Defesa Civil estão trabalhando no local.
As famílias que foram retiradas dos locais próximos as margens do rio Aquidauana, foram encaminhadas para o ginásio Poli Esportivo de Aquidauana, a Igreja Católica e algumas escolas municipais. As aulas dos estudantes da área rural foram suspensas, pois algumas pontes estão em alerta.
Segundo informações da prefeitura, o Prefeito está aguardando o relatório final da Defesa Civil com todos os pontos do município prejudicados com a chuva, para então decretar estado de emergência. Nos distritos, Piraputanga e Sipolândia foram os mais atingidos.
Durante a madrugada deste domingo não choveu no município, porém nesta amanhã já voltou a chover fraco.
Anastácio
No município de Anastácio, a Defesa Civil já removeu cerca de 50 famílias ribeirinhas, que foram encaminhadas para casas de parentes e para o ginásio Poliesportivo municipal.
O município decretou estado de emergência na quinta-feira (03).
A Defesa Civil alerta para as pessoas que moram em locais de risco que deixem as casas antes do nível do rio chegar até o local, e ocasionar grandes perdas. Em Anastácio, algumas famílias se recusaram a sair de suas casas e precisaram ser retiradas às presas durante a madrugada, quando o rio sobe mais rápido.
Dois Irmãos do Buriti
Em Dois Irmãos do Buriti o rio Aquidauana, continua subindo e já atinge a marca de 8,49 metros, sendo que está seis metros acima do nível normal. No distrito de Palmeiras a situação está preocupante, pois as águas já estão chegando a Escola Nero Menezes de Ávila onde a Prefeitura de Dois Irmãos do Buriti montou a base de operações, o Córrego Vermelho também está fora do seu leito o que torna a estrada para Piraputanga intransitável.
As equipes já resgataram mais de 35 famílias até o momento.
Agora as equipes estão dando prioridade em retirar apenas as pessoas, deixando os bens materiais em segundo plano, já que as equipes do Corpo de Bombeiros e do Exército que estavam auxiliando nos resgates foram deslocadas para a cidade de Aquidauana onde a situação é mais critica.
Segundo o site Buriti News, as aulas foram suspensas até o dia 10 de março ou até a situação de emergência for revogada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário