terça-feira, 29 de março de 2011

Lupi é reeleito presidente do PDT; Brizola Neto será um dos vices


Na foto, Bruno, Lupi e Carlos Correia, secretário geral do PDT no estado do Rio de Janeiro, em Brasília, durante a convenção Nacional do PDT
Parabéns Bruno !!

O PDT reconduziu nesta sexta-feira o ministro Carlos Lupi (Trabalho) para a presidência do partido. Segundo o legenda, a Executiva do partido foi eleita por aclamação por cerca de 400 filiados que participaram da convenção em Brasília. André Figueiredo e Brizola Neto irão se revezar como presidentes em exercício da sigla.

Lupi, que ficará licenciado do cargo por ser ministro, afirmou que o partido deve ter candidato a prefeito, nas próximas eleições, em todas as cidades como mais de 200 mil habitantes.


Manuel Dias, que era o presidente em exercício do PDT, foi escolhido secretário-geral.

Para as duas vice-presidências da legenda foram eleitos os deputados federais André Figueiredo (CE) e Brizola Neto (RJ). Os dois irão se revezar como presidentes em exercício da sigla.

Em seu blog Tijolaço, retomado há poucos dias, Brizola Neto diz : "Para construir um partido grande, num país grande, acho que vai funcionar este trabalho em dupla. Sobretudo porque André – que, como eu, veio da Juventude do PDT – certamente entende que nossa força vem de duas vertentes. A primeira, nossa fidelidade a nossos compromissos com a população, expressos na história de suas lutas sociais e em defesa de nossa soberania. A segunda, nossa capacidade de nos abrirmos, de encararmos cada companheiro como um irmão e aliado e nunca, nunca mesmo, como um adversário na busca de espaços políticos. Este revezamento – e parceria, insisto – consagrado de público na própria convenção, por iniciativa de Lupi, pode ser o primeiro passo para retormar a longa e coerente caminhada do trabalhismo como instrumento do povo brasileiro".

Carta aos convencionais

A Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini preparou uma série de documentos que foram entregues na Convenção do PDT. Entre eles, uma cata da direção nacional aos convencionais. Leia abaixo:

Desafios, Organização e Perspectivas

O PDT é um dos mais importantes partidos do Brasil.

Nossa história de lutas em defesa dos interesses nacionais sedimentou nosso compromisso com a classe trabalhadora e definiu as diretrizes para a formulação do Projeto Brasil, proposta de governo com ênfase na educação, no desenvolvimento autônomo sustentável e na distribuição de renda e riquezas em nosso país, aprovado no terceiro Congresso Nacional do PDT em 1994.

Em consonância com essas diretrizes e liderados por Leonel Brizola, o PDT tornou-se o grande contraponto ao sistema instituído no Brasil, pós-1964. Mesmo com as adversidades impostas, organizou-se nacionalmente, consolidando sua atuação na organização e defesa das classes populares.

Nos últimos anos o PDT vem enfrentando enormes desafios, buscando manter o legado trabalhista de Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola e organizar uma estrutura capaz de enfrentar eleitoralmente os setores mais retrógrados da política brasileira.

Compreendemos que somos vanguarda no cenário político nacional, pela defesa de bandeiras políticas históricas nacionalistas, por soberania, ética, desenvolvimento e direitos trabalhistas e sociais cada vez mais inclusivos.

A Direção Nacional do PDT, atenta ao resgate e reafirmação dessas bandeiras pedetistas históricas e ao novo cenário político-partidário que se estabelece nacionalmente, definiu um Plano de Ação que busca revitalizar as diversas instâncias partidárias, com foco principalmente na reestruturação das Direções Estaduais e Municipais e no fortalecimento dos Núcleos de Base e dos Movimentos sociais do Partido.

Esse novo modelo de organização deve privilegiar a filiação e a capacitação de novos quadros partidários comprometidos com a nossa história e aptos a representarem nossa proposta político-ideológica, junto aos diferentes segmentos da sociedade brasileira. Além disso, deve ser capaz de integrar as diversas instâncias partidárias (direções, movimentos, filiados e simpatizantes), buscando dinamizar nossas atividades e inserir o PDT no contexto político municipal, estadual e nacional.

Em parceria com as bancadas da Câmara Federal e do Senado, a Direção Nacional do PDT vem trabalhando na formação de um corpo técnico-político capacitado e investindo na estrutura física do partido, visando a formação de um Núcleo Central de Apoio voltado às ações desenvolvidas pelas atuais direções, movimentos de base e filiados.

Queremos com isso, estimular ainda mais a sua participação e compartilhar as novas conquistas com todos os companheiros e companheiras do Brasil.


Direção Nacional do PDT

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.