terça-feira, 3 de maio de 2016

A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Aquidauana abriu inquérito em março para investigar a situação do Hospital Joaquim Corrêa de Albuquerque, localizado na Rodovia Aquidauana.

Segundo o presidente da ABRAMH (Associação Beneficente Ruralista de Assistência Médica Hospitalar), mantenedora do local, o hospital passa por dificuldades financeiras, e alguns serviços já foram suspensos.

MPE de Aquidauana analisa situação "caótica" e documentos do Hospital do Funrural


De acordo com o inquérito, o hospital em funcionamento há 37 anos e está com vários problemas em razão dos atrasos constantes dos repasses públicos. “A situação financeira do hospital tem-se deteriorado a cada dia, não sendo possível honrar todos os compromissos assumidos e que não podem ser postergados, tais como: pagamento da folha salarial, obrigações previdenciárias e sociais (INSS e FGTS) e fornecedores”, cita.

São 55 funcionários no hospital Funrural, entre médicos, enfermeiros farmacêuticos, radiologistas, técnicos administrativos e serviços gerais.

Segundo o presidente, Eulálio Abel Barbosa, a associação está com uma situação "caótica", com atraso no fornecimentos de medicamentos, materiais de limpeza, alimentos, água e luz, além da suspensão do serviço de telefone.

O promotor de Justiça, José Maurício de Albuquerque, pediu que em no máximo 10 dias a instituição apresentasse informações sobre a situação financeira do hospital; o relatório de Visita Técnica do Médico Auditor Municipal; a ata da Reunião da Comissão de Acompanhamento de Convênios; e o demonstrativo de repasses em 2015.

Segundo informou ao Aquidauana News na manhã de ontem (02) o Promotor de Justiça Dr. José Mauricio Albuquerque, todos os documentos foram encaminhados e estão sendo analisados. Se houver entendimento de que seja necessário, o MPE pode impetrar uma ação junto ao Poder Judiciário para "socorrer" esta unidade de saúde que com certeza presta relevantes serviços a comunidade aquidauanense.
Midiamax

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.