segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Aquidauana News: No Carnaval de Aquidauana, equipe de segurança deixa a desejar

Carnaval de Aquidauana: equipe de segurança deixa a desejar

Segunda-feira, dia 04 de Fevereiro de 2008 às 14:00hs


Quantidade não significa qualidade, pois a contratação de uma empresa de segurança que disponibilizou 60 pessoas entre homens e mulheres para atuar no circuito do Carnaval de Aquidauana expôs um outro problema.

A decisão de reforçar a segurança aconteceu em virtude de alguns problemas verificados durante a realização do Baile do Hawai em janeiro. Alguns atritos foram verificados devido ao número insuficiente de seguranças.

No entanto o reforço da segurança no carnaval levou para o circuito da Estação Ferroviária algumas pessoas despreparadas que agiram com truculência sem o mínimo de educação e trataram pessoas da comunidade como marginais periculosos.

Alguns poucos seguranças, mal orientados e talvez sem nenhum treinamento tentavam resolver os pequenos impasses na base do ‘empurrão’, da ‘cara feia’ sem o mínimo de preparo para lidar com o publico. Profissionais de imprensa tiveram dificuldades para atuar no local tendo em vista o despreparo e o descontrole emocional de alguns seguranças.

Na portaria do evento no primeiro dia, existia um detector de metal, se estava realmente funcionando ninguém sabe, até porque no segundo e terceiro dia o aparelho desapareceu.

A regra prioritária de seguranças que atuam em eventos é de proteger e vigiar locais com grande concentração de pessoas, um trabalho que exige a ação de profissionais especialmente preparados para esse tipo de situação, o que não foi o caso da empresa (cujo nome não foi divulgado) contratada para atuar no carnaval de Aquidauana.

A rotina de uma equipe de segurança é a de trabalhar de forma adequada para cada necessidade. É necessário ser discreto, cauteloso, agindo com educação e firmeza.

Infelizmente isso não se concretizou nestes 3 dias de carnaval em Aquidauana.

Com certeza, a Secretaria de Turismo responsável pelo Carnaval de Aquidauana está atenta aos problemas e deverá pelos reunir os responsáveis para abordar o assunto.

Vale ressaltar que o circuito do carnaval de Aquidauana graças a determinação do prefeito Felipe Orro e a dedicação da Secretária Zildete Carvalho Rodrigues recebeu uma estrutura que se destaca pela qualidade.

Palco, som e iluminação de primeiro mundo, bandas formada por profissionais competentes, entre elas a ‘Subversão’ que agitou a Pantaneta em setembro de 2002.

Um camarote decorado foi disponibilizado para autoridades e convidados e o circuito foi fechado para garantir a segurança dos foliões. Banheiros químicos também foram disponibilizados.

O carnaval de Aquidauana prossegue hoje a noite a partir das 22h30min, sendo que amanhã às 18 horas haverá matinê para as crianças e às 22h30min, as bandas animam a ultima noite do reinado de momo em Aquidauana.

Um comentário:

pliniosabino disse...

Olá, Cel Paim! Sou leitor de seu blog. Aqui é o seu amigo Prof. Plinio Sélis. Estou no Tocantins. Atuo na Universidade Federal do Tocantins, no Norte do Estado e País, cidade de Araguaína, TO.

Um grande abraço e até a próxima.

Plinio Sélis (o vereador anastaciano que lhe deu o título de cidadania, um resgate de sua história, lembra-se?)

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.