Segunda-feira, dia 04 de Fevereiro de 2008 às 14:00hs
Quantidade não significa qualidade, pois a contratação de uma empresa de segurança que disponibilizou 60 pessoas entre homens e mulheres para atuar no circuito do Carnaval de Aquidauana expôs um outro problema.
A decisão de reforçar a segurança aconteceu em virtude de alguns problemas verificados durante a realização do Baile do Hawai em janeiro. Alguns atritos foram verificados devido ao número insuficiente de seguranças.
No entanto o reforço da segurança no carnaval levou para o circuito da Estação Ferroviária algumas pessoas despreparadas que agiram com truculência sem o mínimo de educação e trataram pessoas da comunidade como marginais periculosos.
Alguns poucos seguranças, mal orientados e talvez sem nenhum treinamento tentavam resolver os pequenos impasses na base do ‘empurrão’, da ‘cara feia’ sem o mínimo de preparo para lidar com o publico. Profissionais de imprensa tiveram dificuldades para atuar no local tendo em vista o despreparo e o descontrole emocional de alguns seguranças.
Na portaria do evento no primeiro dia, existia um detector de metal, se estava realmente funcionando ninguém sabe, até porque no segundo e terceiro dia o aparelho desapareceu.
A regra prioritária de seguranças que atuam em eventos é de proteger e vigiar locais com grande concentração de pessoas, um trabalho que exige a ação de profissionais especialmente preparados para esse tipo de situação, o que não foi o caso da empresa (cujo nome não foi divulgado) contratada para atuar no carnaval de Aquidauana.
A rotina de uma equipe de segurança é a de trabalhar de forma adequada para cada necessidade. É necessário ser discreto, cauteloso, agindo com educação e firmeza.
Infelizmente isso não se concretizou nestes 3 dias de carnaval em Aquidauana.
Com certeza, a Secretaria de Turismo responsável pelo Carnaval de Aquidauana está atenta aos problemas e deverá pelos reunir os responsáveis para abordar o assunto.
Vale ressaltar que o circuito do carnaval de Aquidauana graças a determinação do prefeito Felipe Orro e a dedicação da Secretária Zildete Carvalho Rodrigues recebeu uma estrutura que se destaca pela qualidade.
Palco, som e iluminação de primeiro mundo, bandas formada por profissionais competentes, entre elas a ‘Subversão’ que agitou a Pantaneta em setembro de 2002.
Um camarote decorado foi disponibilizado para autoridades e convidados e o circuito foi fechado para garantir a segurança dos foliões. Banheiros químicos também foram disponibilizados.
O carnaval de Aquidauana prossegue hoje a noite a partir das 22h30min, sendo que amanhã às 18 horas haverá matinê para as crianças e às 22h30min, as bandas animam a ultima noite do reinado de momo em Aquidauana.
Um comentário:
Olá, Cel Paim! Sou leitor de seu blog. Aqui é o seu amigo Prof. Plinio Sélis. Estou no Tocantins. Atuo na Universidade Federal do Tocantins, no Norte do Estado e País, cidade de Araguaína, TO.
Um grande abraço e até a próxima.
Plinio Sélis (o vereador anastaciano que lhe deu o título de cidadania, um resgate de sua história, lembra-se?)
Postar um comentário