sábado, 9 de fevereiro de 2008

Senador Fragelli vive em Aquidauana (Armando Anache)

Terça-feira, Outubro 23, 2007

Armando Anache/Arquivo Pantanal News/14.9.06
















O ex-governador de Mato Grosso integrado, ex-senador e Presidente da República José Fragelli , 91, (ao centro) chega à reunião na Chácara do Tata - em Aquidauana, 135 quilômetros a oeste de Campo Grande - e é recebido pelo deputado federal Nelson Trad (à esquerda), pelo presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Laucídio Coelho Neto e o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (à direita)
Foto: Armando Anache/Arquivo Pantanal News/14.9.06

Recebi, há pouco, uma chamada de Campo Grande, 135 quilômetros a leste de Aquidauana, onde estou na redação da CPN (Central Pantaneira de Notícias) - Pantanal News e rádio Independente.
Via "messenger", o meu colega João Prestes, do MidiaMax News pergunta como está o senador José Fragelli. Respondo que está bem, ainda morando na sua casa, próxima ao rio Aquidauana, na Praça Nossa Senhora Imaculada Conceição.
Recebo a informação que, na edição de hoje, o jornal "Folha de S. Paulo" informa que o ex-senador do PMDB de Mato Grosso do Sul e ex-Presidente interino da República está morto.
Digo que não. O senador José Manoel Fontanillas Fragelli está vivo, aqui em Aquidauana, onde mora com a sua mulher, Lourdes Fragelli.
Telefono para a casa do senador. Atende uma mulher, com voz jovem. Pergunto se o senador está e ela diz que sim. Ela pergunta quem quer falar com ele. Informo que é o Armando Anache, o Armandinho.

Armando Anache/Arquivo Pantanal News/14.9.06
Com a sua voz inconfundível, ainda vibrante aos 91 anos - o senador nasceu em Corumbá, na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, em 31 de dezembro de 1915 -, Fragelli atende ao telefone perguntando: "Armandinho, é você? Como está o seu pai, o Armando Anache, que não vejo há anos?" O ex-prefeito de Corumbá (1979-1982) e ex-deputado estadual (1983-1994) Armando Anache está no Rio de Janeiro, onde mora desde que sofreu um infarto, aqui na rádio Independente, em fevereiro de 2005, informo ao senador. "Eu não sabia que o Armando havia infartado, Armandinho; dê o meu abraço a ele", diz o senador.
Comento com o senador Fragelli a notícia publicada na edição de hoje da "Folha de S. Paulo". Trata-se de reportagem da colega Andreza Matais, com o título "Senado emprega parentes de servidores não concursados". Nela, o senador é citado no segundo parágrafo: Há casos de famílias inteiras acomodadas no Senado, como a da secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, que tem duas filhas, duas irmãs e o cunhado empregados ali. Quando assumiu a presidência do Senado, em 1985, José Fragelli (MS), já morto, espantou-se com o que encontrou. "O Senado é um loteamento familiar", disse ele.
Pergunto ao senador se ele lembra da frase dita em 1985. Ele responde que não. "Não me lembro dessa frase atribuída a mim, mas sou contra a nomeação de parentes e, quando assumi a Presidência do Senador Federal, encontrei um monte de gente nomeada, mas jamais empreguei qualquer parente meu", disse José Fragelli.
Não comentei com o senador o equívoco da Folha de S. Paulo, que informa na edição de hoje que ele estava morto.
Falhas ocorrem e sempre acontecerão em jornalismo. Ainda mais no dia-a-dia de trabalho corrido de um jornal diário.
E eu, por respeito ao nonagenário político de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, preferi não reproduzir o que está escrito.
Se errei, errei e assumo. Mas os laços que unem a minha família e a do senador são mais fortes e quentes do que a chamada "frieza" do repórter profissional.
posted by Armando de Amorim Anache | 10/23/2007 11:55:00 AM

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.