domingo, 2 de dezembro de 2007

Aquidauana capacita militares para o combate a Dengue

Domingo, dia 02 de Dezembro de 2007 às 09:15hs


O Exército Brasileiro, através do 9º Batalhão de Engenharia e Combate, e a Prefeitura Municipal de Aquidauana, através das Secretarias de Saúde e Saneamento e Obras, sob responsabilidade da Coordenadoria Municipal de Controle de Vetores, realizaram a capacitação de oficiais, praças e soldados, bem como dos técnicos do Programa de Controle e Prevenção da Dengue, para atuarem na remoção e eliminação de possíveis criadouros do vetor desta doença, a qual teve sua confirmação em 02 (dois) casos, sendo um no Bairro Serraria (importado) e outro na Santa Terezinha (autóctone), tendo ainda alguns casos notificados não confirmados e outros aguardando o resultado da amostra sangüínea.

A partir do dia 03 até o dia 21 de dezembro os dois bairros citados (Serraria e Santa Terezinha) terão uma ação conjunta para eliminação de criadouros em locais de fácil acesso, inclusive com visita domiciliar, se necessário, para retirada de materiais inservíveis (plásticos, garrafa, latas, etc.), inspeção e supervisão dos imóveis, contribuindo para reduzir os focos de mosquitos nos bairros supra citados.

Segundo o Coordenador de Controle de Vetores do Município, James Rudy Silveira, “a parceria entre as instituições enaltece o trabalho junto à comunidade, pois as ações irão retirar ovos infectados pelo vírus que estão no campo, evitando assim a transmissão transovariana (autogenia), além do mais existe a conscientização da população no concernente ao destino adequado do lixo, que contribui para proliferação do vetor da Dengue e das Leishmanioses”.

A participação do Exército e da Secretaria de Obras são primordiais para o sucesso dos trabalhos, sendo que caberá aos mesmos a execução das ações, lembrando que a Secretaria de Obras tem feito a retirada de entulhos em alguns pontos da cidade, mas há ainda um péssimo hábito das pessoas em jogar lixo em qualquer lugar, colaborando para a proliferação de vetores e animais peçonhentos.

O Secretário de Obras, Rui Albuquerque, elogia a ação desencadeada pela Coordenadoria de Controle de Vetores e apóia os trabalhos, “nós retiramos os entulhos e lixos colocados em vários pontos da cidade, mas a população volta a jogar” diz ele.

Sem dúvida este trabalho irá proporcionar melhores condições para reduzir a infestação de mosquitos no Município”.

A Secretária de Saúde e Saneamento, Irene Franco Ferreira, está dando todo apoio necessário para execução das atividades, com aquisição de materiais e equipamentos para realização das ações, haja vista que nesta parceria há também a realização de palestras pelos servidores da Secretaria de Saúde e do Exército, que estarão atuando junto às Escolas, Associações de Bairros, Igrejas, entre outros.

Sob o comando do Tenente Cahuã, designado pelo Coronel André (Comandante) e Capitão Bráulio (Sub-Comandante), o efetivo militar irá auxiliar, e muito, nos trabalhos, colaborando na remoção de possíveis criadouros e na execução de palestras junto a comunidade aquidauanense, todos com o objetivo de minimizar a ocorrência da Dengue, evitando uma epidemia como aconteceu no final do ano passado e início deste ano.

O tema “Combater a Dengue é um dever meu, seu e de todos”, mostra a necessidade e a importância da prevenção, além de que se cada um fazer a sua parte e nós fazermos a nossa teremos um fim de ano tranqüilo e um verão sem a presença do vírus desta doença na nossa comunidade.

O prefeito Felipe Orro está satisfeito com decisões da Secretária de Saúde no que diz respeito a ações de combate e prevenção a dengue em Aquidauana.

Fonte:

Aquidauana News

http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=117922

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.