terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Presidente da Câmara chama vereadores de covardes

Segunda-feira, dia 10 de Dezembro de 2007 às 18:55hs



No momento da apresentação do projeto de 2ª revisão do Plano Plurianual (PPA) 2008/2009, os vereadores Gugu (PDT), Moacir (PDT), Iran (PSDB), Sebastiãozinho (PMDB), solicitaram ao presidente da Casa, vereador Terly Garcia, a suspensão da sessão por 30 minutos para uma reunião para definir a votação do projeto.

O pedido foi colocado em votação, de forma equivocada pela presidência prejudicando a solicitação dos vereadores.

A ação do presidente Terly Garcia foi considerada antidemocrática pelos seus pares com exceção dos vereadores Vanildo Neves (PSDB) e Tião Sereia (PP) que permaneceram em silêncio, sem participar da confusão, apenas o vereador Cipriano Mendes (PT) se manifestou a favor da atitude da presidência. ‘A votação encaminhada de forma rápida e confusa sem comunicado prévio foi na realidade ato de um ditador’, disse um dos vereadores.

A solicitação foi rejeitada mesmo após justificativa do vereador e primeiro secretário Iran Resende de que Terly Garcia provocou confusão na votação favorecendo a rejeição.

Logo após, o líder da bancada do PDT na Câmara, vereador Moacir Pereira de Melo solicitou a suspensão da sessão por 5 minutos para analisar a situação.

Após uma reunião, os vereadores decepcionados com a atitude do presidente da Câmara de Aquidauana Terly Garcia resolveram abandonar a sessão, provocando o esvaziamento do plenário. ‘A votação do projeto do jeito que o presidente Terly Garcia ‘determinou’, traria prejuízos a população de Aquidauana, por isso deixamos o plenário’, afirmou o vereador Sebastiãozinho, vice-presidente do Poder Legislativo aquidauanense.

A ausência dos vereadores foi o que faltava para que o presidente da Câmara de Aquidauana Terly Garcia (foto)subisse a tribuna e atacasse duramente os colegas utilizando termos pejorativos.

Esquece o nobre edil que o esvaziamento do plenário é um ato legitimo, prerrogativa do parlamento brasileiro para demonstração de descontentamento por atitudes que ferem o Direito Democrático.

O Regimento Interno da Câmara de Aquidauana também foi desrespeitado pelo vereador Terly Garcia que jurou defende-lo, respeitá-lo e cumpri-lo ao assumir a Presidência do Poder Legislativo de Aquidauana.

Ao não encaminhar a pauta de votação da sessão aos vereadores com antecedência de 24 horas, Terly Garcia simplesmente ‘rasgou’ o Regimento provocando a revolta dos vereadores que foram surpreendidos no momento da sessão.

Terly Garcia não conseguiu digerir de forma democrática a decisão da maioria e taxou os vereadores Zé Ribeiro (PDT), Gugu, Moacir Pereira de Melo, Sebastiãozinho e Iran Rezende de ‘covardes’.

No discurso, Terly frisou que o vice-presidente Sebastiãozinho teria feito uma palhaçada. “Vocês quatro são covardes abandonaram a sessão e o vereador Zé Ribeiro também está junto, pois foi embora antes da sessão começar”, disse Terly Garcia.

Os vereadores citados pelo edil disseram ao Aquidauana News, veiculo de comunicação que também foi alvo da ira de Terly Garcia que deixaram o plenário por não concordarem com a forma arbitrária como o presidente estava conduzindo a sessão. “Vereador bom é o que faz o jogo do presidente. Ao fazermos o jogo que interessa a população de Aquidauana que pode perder mais 4 milhões de reais para investimentos em 2008 fomos alvos do descontrole emocional e da ira do presidente”, disse o 1º secretário da Mesa Diretora, vereador Iran Rezende.

O projeto do Orçamento 2008, não foi votado, está prejudicado. A opção seria o presidente Terly Garcia convocar uma nova sessão ou o município de Aquidauana perderá cerca de 4 milhões em investimentos na utilização do orçamento correspondente ao ano de 2007 que é de R$ 40.939.100,00 enquanto que o enviado pelo executivo à Câmara de Aquidauana prevê investimentos na ordem de R$ 44.050.000,00 no ano de 2008.

Ação do presidente da Câmara Municipal pode ter como objetivo impedir que o prefeito de Aquidauana Felipe Orro faça novos investimentos em habitação, infra-estrutura, saúde, pavimentação e atividades de inclusão social. Uma retaliação política que trará conseqüências para a população.

http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=118454


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.