sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Fauzi e Vanildo conversaram com apicultores da Região

A Associação Leste Pantaneira de Apicultores, ALESPANA, convidou o prefeito eleito Fauzi Suleiman e o vice-prefeito Vanildo Neves para uma reunião que aconteceu no sábado às 20h00min, na residência da senhora Marlei Franco, Agente de Desenvolvimento Rural de Apicultura, ADR Apis. Uma das pautas discutidas foi a implantação do projeto Portal do Pantanal de Aquidauana.

Estavam presentes o coordenador dos projetos de apicultura do Sebrae Gustavo Nadeu Bijus, o gestor dos projetos de apicultura Aroldo de Almeida, o engenheiro agrônomo gerente regional da AGRAER Luis Hipólito, o vereador reeleito Cipriano Mendes e o empresário Mauro Batista. Fauzi e Vanildo foram informados que a ALESPANAS foi a única associação de apicultura do Estado escolhida para juntamente com outras duas do resto do país participar de um projeto de qualidade e rastreamento do mel, o Projeto Portal do Pantanal de Aquidauana, uma espécie de selo de qualidade do mel produzido pela ALESPANA.

O coordenador do SEBRAE Gustavo Nadeu explicou aos presentes os critérios rigorosos que serão adotados para quem se interessar em participar do Projeto, a importância de rastrear o produto, através de GPS, onde se localizam as colméias, ou caixas coletoras e o valor a ser agregado no produto se cumprindo todas as exigências. “Essa identificação geográfica vai dizer onde e quando o mel foi produzido, quem é o apicultor, o rastreamento vai valorizar o produto, teremos em nossas mãos um ouro líquido, os mercados irão abrir as portas para o mel produzido aqui”, comentou Nadeu.

O presidente da Instituição Nilton Silva, o Peninha, aproveitou a oportunidade para parabenizar o prefeito eleito Fauzi e seu vice-prefeito Vanildo pela eleição. Peninha solicitou apoio para a melhoria das instalações da sede da ALESPANA e a aquisição de um laboratório de coleta móvel.

Fauzi informou que cada deputado estadual terá cerca de 500 mil reais em emendas parlamentares, orientou a associação para a elaborar um projeto que ele iria encaminhar para a Assembléia Legislativa o pedido e que não seria difícil conseguir o veículo e os equipamentos para o Laboratório Móvel. “Meu papel como gestor público será esse de buscar parcerias e recursos para o desenvolvimento de Aquidauana”, concluiu.

A ALESPANA é uma associação que congrega produtores de mel da região, abrange produtores de Aquidauana, Anastácio e alguns Distritos. A produção de mel da Associação é considerada pura e quase orgânica, devendo conquistar o mercado internacional com a certificação do Projeto Portal do Pantanal de Aquidauana, o que irá agregar um valor muito maior ao produto.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.