Acesse as Notícias de Aquidauana=MS, atualizadas para o dia em que você clicar no LINK que está situado ao lado direito deste Blog, logo abaixo dos LINKS "Google News" e "edsonpaim.com.br". Estes três Links apresentarão ao leitor Notícias deste e de outros Municípios, dos Estados, do Brasil e do Mundo. CONFIRA!
domingo, 31 de maio de 2009
Aquidauana vai cobrar limpeza em terrenos baldios
Aquidauana, como a maioria das cidades interioranas, ainda possui grande quantidade de terrenos baldios dentro da área urbana do município.
Estes terrenos, quando não são devidamente zelados por seus proprietários geram diversos problemas para a municipalidade, se transformando em espaço para a proliferação de insetos (dentre eles o Aedes Aegypti), esconderijo de malandros, etc.
Visando fazer com que os proprietários destes terrenos tomem as providências necessárias quanto aos serviços de limpeza, o Governo Municipal de Aquidauana encaminhou uma lei para apreciação da Câmara Municipal, que dispõe sobre normas para serviços de limpeza de terrenos baldios do município de Aquidauana. O texto foi aprovado neste mês de maio.
A Lei define que uma taxa deverá ser cobrada ao proprietário cujas providências em relação a limpeza não forem tomadas após notificação prévia emitida pelo setor de tributação, que dará prazo de sete dias para a realização do serviço. A taxa será cobrada pela prestação do serviço de roçada, gradeação e limpeza de terrenos edificados ou não, localizados no perímetro urbano, pela Gerência Municipal de Obras e Serviços Urbanos.
Após a Gerência de Obras e Serviços Urbanos realizar a limpeza do terreno, o proprietário deverá proceder o pagamento da taxa de limpeza no Departamento Tributário da Prefeitura, e caso ele não efetue este pagamento, o setor de tributação emitirá o lançamento no livro da dívida ativa do município.
O prazo para recolhimento da taxa será de trinta dias após a entrega da notificação de lançamento ou no mesmo prazo fixado para o recolhimento da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano.
sábado, 30 de maio de 2009
Ministro da Justiça, Tarso Genro, agradece o recebimento do livro "Sistemas, Ambiente & Mecanismos de Controle", de Edson Paim e Rosalda Paim
Edson Paim entrega ao Ministro Tarso Genro, informando-lhe o motivo porque o faz
O Ministro Tarso Genro agradece a Edson Paim e o cumprimenta efusivamente
Por ocasião do recebimento do título de "Cidadão Carioca" ao Ministro Tarso Genro, outorgado pela Câmara de Vereadores do Município do Rio de Janeiro, também lhe foi entregue, pelo autor, um exemplar do livro "Sistemas, Ambiente & Mecanismos de Controle", como regozijo por ter o Ministério da Justiça organizado o Setor de Segurança do País nos moldes sistêmicos, ao criar o Sistema Nacional de Segurança Pública, em coerência como a proposta contida na referida publicação, a qual preconiza a implantação da organização sistêmica em todos os setores da administração pública federal e de seus subsistemas estaduais e municipais.
Posteriormente, o Ministro Tarso Genro, através de sua Assessora Especial, Maria Eunice de Andrade Araujo, enviou o seguinte e-mail:
Agradecimento
De:
MJ-Gabinete do Ministro
Para:
edsonpaim
Assunto:
Agradecimento
Data:
28/05/2009 07:58
A Sua Senhoria o Senhor
EDSON PAIM
Recebemos o seu livro “Sistemas, Ambiente & Mecanismos de Controle” – Sistemismo Ecológico Cibernético Informacional - 1ª Edição, enviado ao Senhor Ministro de Estado da Justiça, Tarso Genro.
Com os cumprimentos de Sua Excelência, agradecemos a remessa.
Atenciosamente,
Maria Eunice de Andrade Araujo
Assessora Especial do Ministro da Justiça
O presidente da Camara Municipal de Anastácio, vereador Manoel Luiz da Silva, ladeado pelo Prefeito Cláudio Valério, por ocasião da solenidade de entrega do título aos novos cidadãos anastacianos honorários
Capa do livro de Edson Paim
A Livraria Aquarius de propriedade de Elcíria Rita Brandes Garcia editou o Livro de autoria de Edson Paim, designado SISTEMAS, AMBIENTE & MECANISMOS DE CONTROLE, lançado na Câmara Municipal de Anastácio.
Edson Nogueira Paim, filho de Afonso Paim e Bernbardina Nogueira Paim, cidadão honorário de Anastácio, nasceu na Fazenda Lalima, hoje Município de Bonito e foi registrado em Miranda, pois na época, Bonito integrava o Município de Miranda.
Convite 09/05
________________________________________________________________
O Prefeito Municipal Cláudio Valério da Silva e o presidente da Câmara municipal Manoel Luiz da Silva
convidam para a solenidade de lançamento do livro "Sistemas, Ambientes & Mecanismos de Controle",
dos escritores Edson Paim e Rosalda Paim - edição comemorativa aos 44 anos do Município de Anastácio.
Data: 09 de maio de 2009 (sábado)
Horário: 19h
Local: Câmara Municipal de Anastácio
________________________________________________________________________________________
------------------------------------
CÂMARA MUNICIPAL DE ANASTÁCIO
Presidente: Vereador Manoel Luiz da Silva
Praça Garibaldi de Medeiros, 718
79210-000 - Anastácio - MS
Telefone: (67) 3245-0530
camaraanastacio.imprensa@hotmail.com
Convite
De:
Câmara Municipal de Anastácio - Assessoria de Imprensa Adicionar contato camaraanastacio.imprensa@hotmail.com
Para:
adão Adicionar contato comandanteaj@hotmail.com ,aladio aranda Adicionar contato aladio.aranda@gmail.com ,Alfredo Adicionar contato alfredoagiliza@hotmail.com ,anderson meireles Adicionar contato ande.meireles@bol.com.br ,arumi Adicionar contato arumibut@gmail.com ,Câmara Municipal de Anastácio - Assessoria de Imprensa Adicionar contato camaraanastacio.imprensa@hotmail.com ,cecilia frazao Adicionar contato ceciliafrazao1@gmail.com ,Edson Paim Adicionar contato edsonpaim@bol.com.br ,ernandes peixoto Adicionar contato ernandes_peixoto@hotmail.com ,euclides casanova Adicionar contato euclidescasanova@hotmail.com ,félix Nunes Adicionar contato felixnunes@hotmail.com ,fm pan Adicionar contato fmpan@fmpan.com.br ,gabinete anastacio Adicionar contato gabineteanastacio@yahoo.com.br ,iramar ferreira Adicionar contato iramarferreiradosreis@yahoo.com.br ,jose frazao Adicionar contato frazaojp@yahoo.com.br ,jussara bambil Adicionar contato jussara_bambil_silva@hotmail.com ,lise jones Adicionar contato lise_jones@hotmail.com ,luiz benites Adicionar contato benites56impacto@hotmail.com ,maria jose Adicionar contato maria.js.ferreira@hotmail.com ,max.caetano@hotmail.com Adicionar contato max.caetano@hotmail.com ,Murilo Valério Adicionar contato contato@portalanastacio.com.br ,nelson Adicionar contato napsilva2@hotmail.com ,nely malheiros Adicionar contato nelymalheiros@hotmail.com ,noticias estado Adicionar contato jnestado@terra.com.br ,o pantaneiro jornal e site Adicionar contato opantaneiro@opantaneiro.com.br ,pedro frazao Adicionar contato jpfrazao@terra.com.br ,plinio goes Adicionar contato pliniodegoes@bol.com.br ,ronaldo regis Adicionar contato ronaldoregis70@yahoo.com.br ,silas cabral Adicionar contato pr.silas@uol.com.br ,sonia bambil Adicionar contato sonia_bambil@hotmail.com ,thobias henrique Adicionar contato drbambil@hotmail.com ,tribuna popular Adicionar contato tribunapopular@econet.com.br ,wilson carvalho Adicionar contato ducarvalho@terra.com.br
Assunto:
Convite 09/05
Data:
08/05/2009 10:29
Bom Dia!
Segue convite para divulgação.
Contamos com sua presença!
Obrigada.
Vereador Manoel Luiz da Silva, Pres. da Câmara de Anastácio, Dra.Ercíria Brandes Garcia (editora do livro), Cláudio Valério, Prefeito de Anastácio e Edson Paim, por ocasião do lançamento do livro
Prefeito Claudio Valério, a ativa primeira dama, Severina Valério e Edson Paim, no palanque, armado em frente a Prefeitura, por ocasião do desfile comemorativo do 44. aniversário de Anastácio
Prefeito Claudio Valério e Edson Paim, por ocasião do desfile comemorativo do 44. aniversário de Anastácio.
Da "orelha" do livro SISTEMAS, AMBIENTE & MECANISMOS DE CODNTROLE consta o seguinte:
Este livro trata da abordagem de qualquer sistema, simultaneamente com a do respectivo ambiente, ambos acrescidos de mecanismos de controle ou “feedbacks”, necessários à obtenção dos seus estados de equilíbrio, cujo propósito é assegurar a consecução dos objetivos, fixados para o sistema em causa.
Sistemas, Ambiente & Mecanismos de Controle refere à descrição e a utilização de um paradigma de cunho abrangente, integrativo, sintético, enfim, holístico - o Sistemismo Ecológico Cibernético Informacional - construído com alicerce em quatro pilares principais: Teoria Geral dos Sistemas (Sistemismo), Cibernética, Teoria da Informação e Ecologia, representando, portanto, uma metodologia de caráter multirreferencial.
O presente construto foi concebido e elaborado com inspiração no modelo de organização e funcionamento dos seres vivos e dos ecossistemas naturais - sistemas auto-organizadores, auto-reajustáveis e auto-reprodutores, - os quais são dotados de dispositivos cibernéticos ou de “feedback” negativo, construídos pela natureza.
Um aspecto deste paradigma é o fato de estar estribado na estrutura sistêmica do genoma e, na fisiologia cibernética do sistema nervoso, particularmente do cérebro humano, que abriga o produto mais sofisticado da evolução biológica - a consciência.
A metodologia proposta pode ser aplicada tanto à focalização de um sistema como a de seus metassistemas e subsistemas, incluindo a visualização do respectivo ambiente - também um sistema, - o sistema ambiental.
Este referencial corresponde ao Sistemismo ampliado e postula a possibilidade da abordagem de qualquer sistema, seja de natureza física, biológica, tecnologia ou social, mediante a mesma metodologia, ora apresentada.
Destarte, o quadro de referência proposto torna possível enfocar, através de um mesmo prisma, o ser humano, um automóvel, uma empresa, um município, um estado, um país e, até mesmo, o sistema social global, assim como o sistema físico em que todos eles estão contidos - o próprio Planeta Terra - e, por extensão, o Universo inteiro.
Esta perspectiva se alicerça no fato de que todos eles possuem, como denominador comum, os atributos universais dos sistemas, entre os quais se destacam:
1) - os sistemas são conjuntos de partes interligadas e inter-relacionadas, atuando conjuntamente, para a consecução de um determinado objetivo;
2) - os sistemas estão inseridos no ambiente;
3) - a totalidade dos sistemas abertos estabelece contínuas e permanentes relações com o seu ambiente imediato, efetuadas através de intercâmbios;
4) - os intercâmbios que ocorrem entre cada sistema e o seu ambiente podem ser sintetizados como trocas contínuas e permanentes de matéria, energia e informações, processadas entre um e outro, afetando-se mutuamente, isto é, sofrendo, em conseqüência, cada um deles, influências do outro.
Os sistemas, de um modo geral, sobretudo, os de natureza biológica, tecnológica ou social, necessitam possuir mecanismos de controle (“feedbacks”), com o propósito de regular o seu estado de equilíbrio e a harmonia do seu funcionamento ou operacionalização.
Os sistemas compartilham, portanto, características tais como as de totalidade, abrangência, integralidade, síntese e inter-relacionamento entre suas partes integrantes, efetuando contínuas trocas de “matéria, energia e informações” com o ambiente, além da necessidade de possuírem mecanismos de controle, cuja finalidade é a manutenção dos seus estados de equilíbrio e, o do ambiente que os envolve, além garantir a harmonia ente ambos.
O fato de corresponderem a sistemas sintetiza os atributos que são comuns a todos eles.
Um determinado sistema, acrescido dos seus arredores, constitui, por sua vez, outro sistema, de maior amplitude e, de natureza mista: o conjunto sistema/ambiente, que poderá ser designado, no contexto do estudo, como universo, - com u minúsculo - para não confundir com Universo, o sistema cósmico.
Nosso planeta e, o seu ambiente, o Universo, o qual integra, por corresponderem a sistemas, podem ser visualizados através deste mesmo prisma, considerando-se, entretanto, que o Sistema Universal representa o único sistema sem ambiente, pois não se pode conceber a existência de algo em seu entorno, desde que o consideremos infinito.
Os nove primeiros capítulos, que se busca manter inter-relacionados, interligados, entrelaçados, integrados, como uma malha, uma trama, uma rede, uma teia de idéias, fundamentos, conceitos e princípios que formam o alicerce do Sistemismo Ecológico Cibernético Informacional - o Sistemismo ampliado - constantes dos capítulos X a XII.
Finalmente, o capítulo XIII, “Rumo a uma Sociedade Cibernética”, aborda a hipótese de uma nova utopia: um sistema social aberto, baseado no Estado de Direito Democrático, cuja essência é ser repleto de mecanismos regulatórios (“feedback” sociais), destinados a assegurar o equilíbrio do seu funcionamento, objetivando torná-lo harmônico, em toda a plenitude e, inserido num contexto ecológico perfeitamente adequado aos propósitos ou telos da sociedade.
Este modelo sócio-econômico-jurídico-cultural e ecológico seria capaz de garantir aos seus integrantes, entre outras, as condições de liberdade individual e coletiva e, de universalização do acesso às informações, cidadania, trabalho, moradia, alimentação, educação, saúde, segurança, saneamento básico, transporte e lazer, enfim, igual oportunidade para todos: justiça social, adequada distribuição de renda e, qualidade de vida, compatível com a dignidade da pessoa humana, em perfeita harmonia com o contexto ambiental.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Aquidauana é projetada no cenário turístico
Diante de um seleto publico de políticos, artistas, intelectuais, acadêmicos e profissionais do turismo, o prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB) foi convidado a se pronunciar em nome dos prefeitos que participaram da abertura da Feira Internacional e do 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul. O evento acontece no Pavilhão Albano Franco, em Campo Grande, se estendendo até o próximo domingo (31).
Além do pronunciamento do chefe do executivo, destacando o momento importante que o setor turístico no Estado atravessa, impulsionado com a volta do Trem do Pantanal, Aquidauana tem marcado presença no evento com o stand montado pela Fundação de Turismo e com a participação de artistas regionais no programa musical. "É maravilhoso ver algo de Aquidauana num evento pulsante como este, onde oficinas, apresentações culturais, exposição de artesanato, festival gastronômico, entre outros, revelam riquezas regionais", observa Luciene Arce, de Aquidauana, que mora na capital.
"É o primeiro ano que Aquidauana participa efetivamente do Salão. Nosso stand está bem arrumado, bonito, com muita gente visitando", diz Lusiane Queiroz, diretora da FUNDTUR. Feliz com o que está vendo, ela revela a grande alegria que teve em conhecer a ministra do Turismo do Paraguai, Liz Cramer, que fez a abertura da oficina "Conheça o Paraguai". Liz esteve com Lusiane e o prefeito Fauzi e manifestou o desejo de conhecer Aquidauana, onde existe uma grande colônia paraguaia.
Segundo Lusiane a participação do público está sendo extraordinária e a marca do ano passado, quando mais de 20 mil pessoas visitaram os vários stands, deverá ser superada. As dez regiões turísticas de Mato Grosso do Sul estão representadas: Caminho dos Ipês, Serra da Bodoquena, Caminhos da Fronteira, Cone sul, Grande Dourados, Vale das Águas, Costa Leste, Rota Norte, Pantanal e Vale do Aporé.
Aquidauana na rota turística
Entre as várias novidades da Feira Internacional e do 2º Salão do Turismo, está a participação de operadores de turismo e jornalistas dos segmentos nacional e internacional em missões promocionais, conhecendo in loco os roteiros turísticos do Estado. Dentro desta estratégia um grupo esteve em Aquidauana, viajando no Pantanal Express, na última terça feira.
Participando do processo em nível local, a Fundação de Cultura, dirigida por Carlos Cabral, agendou uma recepção feita por um grupo de índias da aldeia Lagoinha, que apresentaram a dança das mulheres. A saudação, feita pela terena Sandreane Batista, em três línguas, produziu um momento emocionante entre os turistas. "Foi maravilhoso", diz Cabral. "Muito bom ver minha cidade se projetando", salienta Alessandro Moreira dos Reis, outro aquidauanense residente na capital.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Aquidauana: Governo Municipal investe na Furna dos Baianos
Alex Mello
Uma esteira, cinco caminhões – incluindo-se uma carreta – dois patrols e duas pás carregadeiras, fazem parte do maquinário que será usado nos próximos dias pela Gerência de Obras do município na região da Furna dos Baianos, em Piraputanga, para a execução de duas obras consideradas fundamentais pelos moradores: recuperação de pontes e da via de acesso a localidade. “O povo quer ver ação do governo” disse o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB). “Estamos aqui para ouvi-los” frisou Fauzi.
O chefe do executivo reuniu-se com os moradores da Furna, nesta terça-feira (26), quando falou da recuperação da via de acesso e de outros benefícios. Encravada no meio de uma das regiões mais belas de Aquidauana, circundada por morros da Serra de Maracajú, a Furna terá outro problema resolvido nos próximos meses. O município conseguiu resgatar junto a Fundação Nacional de Saúde, uma verba de R$ 378.892,00 destinada a rede de abastecimento de água para as 22 chácaras da região, beneficiando seus 110 habitantes. No início de seu governo Fauzi disse que se empenharia pelo resgate dos recursos, não liberados por falta de projeto.
A presidente da Associação Negra Rural Quilombola Furna dos Baianos, Elizabete Ferreira, disse que o prefeito está focado em fazer um grande trabalho para a comunidade e que a associação é parceira do Governo Municipal. “No que depender de nós, a administração de Aquidauana vai ter uma contrapartida para que as coisas aconteçam com sucesso”, disse. Ela aproveitou a oportunidade para convidar o prefeito e sua equipe para a festa julina, que acontecerá no dia 11 de julho. “Até lá vamos entregar esta estrada redondinha, como há muito tempo vocês não conseguem ver”, respondeu Fauzi, que acompanhou a reunião ao lado dos gerentes de Obras e Governo - Archibald Macintire e Marcus Chebel - e do responsável pelas obras a serem executadas, Wilson Ferreira.
Uma esteira, cinco caminhões – incluindo-se uma carreta – dois patrols e duas pás carregadeiras, fazem parte do maquinário que será usado nos próximos dias pela Gerência de Obras do município na região da Furna dos Baianos, em Piraputanga, para a execução de duas obras consideradas fundamentais pelos moradores: recuperação de pontes e da via de acesso a localidade. “O povo quer ver ação do governo” disse o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB). “Estamos aqui para ouvi-los” frisou Fauzi.
O chefe do executivo reuniu-se com os moradores da Furna, nesta terça-feira (26), quando falou da recuperação da via de acesso e de outros benefícios. Encravada no meio de uma das regiões mais belas de Aquidauana, circundada por morros da Serra de Maracajú, a Furna terá outro problema resolvido nos próximos meses. O município conseguiu resgatar junto a Fundação Nacional de Saúde, uma verba de R$ 378.892,00 destinada a rede de abastecimento de água para as 22 chácaras da região, beneficiando seus 110 habitantes. No início de seu governo Fauzi disse que se empenharia pelo resgate dos recursos, não liberados por falta de projeto.
A presidente da Associação Negra Rural Quilombola Furna dos Baianos, Elizabete Ferreira, disse que o prefeito está focado em fazer um grande trabalho para a comunidade e que a associação é parceira do Governo Municipal. “No que depender de nós, a administração de Aquidauana vai ter uma contrapartida para que as coisas aconteçam com sucesso”, disse. Ela aproveitou a oportunidade para convidar o prefeito e sua equipe para a festa julina, que acontecerá no dia 11 de julho. “Até lá vamos entregar esta estrada redondinha, como há muito tempo vocês não conseguem ver”, respondeu Fauzi, que acompanhou a reunião ao lado dos gerentes de Obras e Governo - Archibald Macintire e Marcus Chebel - e do responsável pelas obras a serem executadas, Wilson Ferreira.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Aquidauana: Fauzi ouve reivindicações da Vila Trindade
Ronald Regis
Na noite da última segunda-feira (25) a Vila Trindade foi a beneficiada com a visita do chefe do executivo que esteve acompanhado dos gerentes municipais e dos vereadores Cipriano Mendes (PT) e Tião Sereia (PP) além do Coordenador dos Movimentos Comunitários, Otacílio Ferreira, e da presidente da Vila Trindade Silvana Pereira Trindade.
Otacílio Ferreira deu início a reunião, ressaltando a necessidade da participação dos moradores nos projetos do executivo, mencionando algumas ações que a prefeitura está implementado no bairro. "O governo está trabalhando e o bairro já está com cara nova".
A presidente da Associação de Moradores da Trindade, Silvana Pereira Trindade, agradeceu ao prefeito pelo mutirão de limpeza realizado através da Gerência de Obras e afirmou estar confiante na nova administração. "Contamos com vocês, sei que a equipe é maravilhosa e vamos confiar, porque vai dar certo".
Em sua primeira reunião na Vila Trindade após a posse, o prefeito Fauzi Suleiman enfatizou as mudanças que a administração está desenvolvendo. "Nós não vamos brincar de administrar essa cidade e nem vamos governar apenas em época de eleição. Vamos governar com equilíbrio e sabedoria porque temos uma equipe de pessoas sérias, responsáveis e que estão trabalhando".
Sobre a "Operação Cidade Limpa e Saudável" já realizada no bairro pela Gerência de Obras, o prefeito frisou a necessidade da colaboração por parte dos moradores. "Nossa parte nós vamos fazer, estamos entrando em toda a cidade, mas pedimos que vocês esperem a equipe voltar para poder encaminhar os entulhos".
Reivindicações
Entre as reivindicações da comunidade está a iluminação do bairro, o lajotamento das ruas e a colocação de quebras-molas. Em um primeiro momento, o gerente de Obras, Archibald Mactintyre (Mac), se comprometeu a trocar as lâmpadas queimadas e disse que vai avaliar a possibilidade da implantação dos redutores de velocidade. "Vamos fazer um estudo com o DETRAN e a Polícia Militar para saber os locais adequados e onde realmente houver a necessidade nós vamos atender".
Esclarecendo sobre as mudanças que a saúde de Aquidauana está desenvolvendo, o Gerente de Saúde e Saneamento Paulo César dos Reis destacou a situação do ambulatório no Hospital Regional que está atendendo apenas a noite. "Nós fizemos essa mudança para desafogar o Pronto Socorro, agora temos um médico exclusivo para o ambulatório e o outro atendendo urgência e emergência. Caso a população precise de atendimento durante o dia o recomendado é procurar o PSF, que é a unidade básica no seu bairro", frisou o gerente.
Para a dona de casa Maria Helena Costa Pereira a visita do prefeito bairro já é um sinal de melhoria. "Isto significa que ele está sendo um bom prefeito e que está cumprindo o compromisso de campanha que era o de nos ouvir". Outro que está satisfeito com a presença do governo municipal no bairro é o jovem Jackson Alarcon Diniz. "Maravilhosa, quanto mais for possível esta presença aqui no bairro melhor para nós moradores", afirma.
terça-feira, 26 de maio de 2009
Prefeito Fauzi ouve reivindicações da Vila Trindade
Na noite da última segunda-feira (25) a Vila Trindade foi a beneficiada com a visita do chefe do executivo que esteve acompanhado dos gerentes municipais e dos vereadores Cipriano Mendes (PT) e Tião Sereia (PP) além do Coordenador dos Movimentos Comunitários, Otacílio Ferreira, e da presidente da Vila Trindade Silvana Pereira Trindade.
Otacílio Ferreira deu início a reunião, ressaltando a necessidade da participação dos moradores nos projetos do executivo, mencionando algumas ações que a prefeitura está implementado no bairro. "O governo está trabalhando e o bairro já está com cara nova".
A presidente da Associação de Moradores da Trindade, Silvana Pereira Trindade, agradeceu ao prefeito pelo mutirão de limpeza realizado através da Gerência de Obras e afirmou estar confiante na nova administração. "Contamos com vocês, sei que a equipe é maravilhosa e vamos confiar, porque vai dar certo".
Em sua primeira reunião na Vila Trindade após a posse, o prefeito Fauzi Suleiman enfatizou as mudanças que a administração está desenvolvendo. "Nós não vamos brincar de administrar essa cidade e nem vamos governar apenas em época de eleição. Vamos governar com equilíbrio e sabedoria porque temos uma equipe de pessoas sérias, responsáveis e que estão trabalhando".
Sobre a "Operação Cidade Limpa e Saudável" já realizada no bairro pela Gerência de Obras, o prefeito frisou a necessidade da colaboração por parte dos moradores. "Nossa parte nós vamos fazer, estamos entrando em toda a cidade, mas pedimos que vocês esperem a equipe voltar para poder encaminhar os entulhos".
Reivindicações
Entre as reivindicações da comunidade está a iluminação do bairro, o lajotamento das ruas e a colocação de quebras-molas. Em um primeiro momento, o gerente de Obras, Archibald Mactintyre (Mac), se comprometeu a trocar as lâmpadas queimadas e disse que vai avaliar a possibilidade da implantação dos redutores de velocidade. "Vamos fazer um estudo com o DETRAN e a Polícia Militar para saber os locais adequados e onde realmente houver a necessidade nós vamos atender".
Esclarecendo sobre as mudanças que a saúde de Aquidauana está desenvolvendo, o Gerente de Saúde e Saneamento Paulo César dos Reis destacou a situação do ambulatório no Hospital Regional que está atendendo apenas a noite. "Nós fizemos essa mudança para desafogar o Pronto Socorro, agora temos um médico exclusivo para o ambulatório e o outro atendendo urgência e emergência. Caso a população precise de atendimento durante o dia o recomendado é procurar o PSF, que é a unidade básica no seu bairro", frisou o gerente.
Para a dona de casa Maria Helena Costa Pereira a visita do prefeito bairro já é um sinal de melhoria. "Isto significa que ele está sendo um bom prefeito e que está cumprindo o compromisso de campanha que era o de nos ouvir". Outro que está satisfeito com a presença do governo municipal no bairro é o jovem Jackson Alarcon Diniz. "Maravilhosa, quanto mais for possível esta presença aqui no bairro melhor para nós moradores", afirma.
Fonte: Agência de Comunicação Social
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Tudo pronto para construção de mais 100 casas em Aquidauana
Alex Mello
O prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB), assinou na tarde desta segunda-feira (25) o cheque de R$ 200 mil reais equivalente a contrapartida do Governo Municipal na construção de 100 casas, no Bairro Nova Aquidauana. Apesar da possibilidade de parcelamento deste montante, a Gerência de Finanças havia se preparado para o compromisso. Daí, a decisão de pagar o valor integral.
“Gostaríamos de realçar os esforços da Gerência de Planejamento, Habitação e Urbanismo neste projeto”, disse o chefe do executivo no ato de assinatura. A equipe de Vanderley Camposano da Rocha atuou em várias etapas, até a assinatura dos contratos, especialmente na definição da área, inscrição e triagem das famílias. “O trabalho de triagem continua. Até o momento temos em torno de 2500 nomes de pessoas que pleiteiam casa própria em Aquidauana”, diz Wanderley.
As primeiras 100 residências começam a ser construídas de imediato. São parceiros no projeto o Governo de Mato Grosso do Sul, através da Agência de Habitação Popular, (AGEHAB); o Governo Federal, através do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH) e o Governo Municipal. Neste caso, além da contrapartida, houve a disponibilização da área para construção dos imóveis.
Agência de Comunicação Social
domingo, 24 de maio de 2009
O Batalhão Carlos Camisão e a Força Brasileira de Paz no Haití
Este blog foi criado em virtude de haver recebido o e-mail abaixo transcrito, do Tenente Eduardo, mas sobretudo, expressa meu elevado amor à pátria, a minha saudação à insigne bandeira do Brasil querido, à minha paixão pelo nosso Exército e, ao meu elevado arraigado espírito de corpo.
Por simples coincidência, lanço este blg, exatamente, no dia em que estou completando 81 anos.
Sou praça de 15-03-1948, incorporado no então 9º. Grupo de Artilharia a Cavalo 75, nesse mesmo Quartel, hoje ocupado pelo 9º. BE Comb, tendo servido nesta Unidade, como 1º. Tenente e Capitão Dentista, sob o comando do Capitão Edson Pierre Marcelo, do Capitão Lybio King, do Tenente Coronel Ivan de Souza Mendes (meu companheiro no Lyons Club de Aquidauana) e do Coronel Wilson de Freitas.
Registro a minha satisfação e honra de ter comparecido, a convite do Tenente Coronel Sizino, à solenidade de entrega da boina azul, em 08-05-2008, ao contingente que deveria seguir para o Haiti, ocasião em que comemorei meus 60 anos de praça, ao lado do Tenente Coronel Abilio Sizino e do Tenente Coronel Luís Rogério Cid Duarte Comandante do 9. Grupo de Artilharia de Campanha 75, o qual me convidou para assistir, no mesmo dia, a solenidade em que comemorou a dia da vitória dos aliados contra as forças totalitárias, em formatura da tropa e após desfile, foi feita a entrega da "boina preta" aos soldados que completaram árduo treinamento, no limite de suas forças físicas e mentais, tornando-se aptos para o cumprimento do dever para com a pátria, à qual tudo se deve e, dela, nada se cobra.
Nessa ocasião, coube aos familiares efetuarem a entrega das referidas boinas e, após a cerimônia, a Unidade, comandada pelo Tenente Coronel Cid, ofereceu um cocktail, com a presença dos familiares dos soldados, os quais serviram de padrinhos e madrinhas do militares, agraciados com essa honraria, que significa aptidão para o cumprimento de qualquer missão militar, inerente ao seu nível.
O e-mail supra referido é do teor seguinte:
Re: Força de Paz Haiti treina realizando obras em prol da comunidade de Aquidauana e Anastácio - MS.
De:
eduardo@exercito
Para:
edsonpaim
Assunto:
Re: Força de Paz Haiti treina realizando obras em prol da comunidade de Aquidauana e Anastácio
Data:
08/05/2009
Prezado Edson Nogueira Paim,
Agradeço a gentileza da publicação e espero contar com o Sr. quando
assumir no final de junho a missão no Haiti.
Desde já vou colocar seu e-mail na nossa lista de envio de matérias.
O período em Aquidauana foi muito acelerado pelas atividades do treinamento.
Desde já o canal está aberto.
Atenciosamente,
Ten Eduardo
A matéria a que se refere o Ten. Eduardo foi publicada no blog BATALHÃO CARLOS CAMISÃO, a qual é, aqui reproduzida:
Força de Paz Haiti treina realizando obras em prol da comunidade de Aquidauana e Anastácio - MS
O 9º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti realizou obra de ampliação da Casa de Abrigo e Proteção SOME, em Anastácio, por ocasião do Estágio Básico de Operações de Paz realizado de 27 a 29 de abril.
A obra realizada irá permitir a instalação de uma biblioteca e sala de informática para as crianças assistidas pela instituição.
A Organização Não-Governamental Sociedade Missionária Ebenézer (SOME) é uma unidade de acolhimento para crianças e adolescentes vítimas de abandono, negligência, maus tratos, violência e abuso sexual que acolhe atualmente 24 crianças dos 4 aos 17 anos e vive da contribuição de voluntários da comunidade local, do Poder Judiciário, da Polícia local, do apoio do Exército Brasileiro e de outras instituições.
A obra serviu para o treinamento dos militares de engenharia do Exército que irão desenvolver atividades de construção vertical na missão de paz no Haiti.
A Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti segue no treinamento até o dia 8 de maio, quando termina o Estágio Avançado de Operações de Paz em Aquidauana.
A informação é da Comunicação Social da Cia E F Paz Haiti: Companhia de Engenharia
sábado, 23 de maio de 2009
Mais asfalto para a Estevão Alves Corrêa
O município de Aquidauana recebeu uma emenda individual do deputado federal Geraldo Resende (PMDB) em parceria com o deputado Waldemir Moka (PMDB), no valor de R$ 400 mil, destinada ao apoio a política nacional de desenvolvimento urbano convertida em ações de infra-estrutura.
O parlamentar informou ao prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) que o encaminhamento da emenda já foi feito ao Ministério das Cidades. Segundo o Executivo, Geraldo tem sido um grande parceiro de Aquidauana. "O deputado tem se mostrado um grande parceiro da nossa cidade", disse Fauzi.
De acordo com informações da gerência de Planejamento, Habitação e Urbanismo, a verba será destinada ao asfaltamento da Rua Estevão Alves Corrêa no trecho Luiz da Costa Gomes até Goro Chinen. "Serão asfaltados 8.060 metros quadrados", disse Vanderley Camposano da Rocha, responsável pela pasta.
O planejamento está em fase de projeto e plano de trabalho, em seguida, a obra segue para licitação. "A parte burocrática demora um pouco. Estamos fazendo os levantamentos para o projeto", comentou Camposano.
Morando há 22 anos na Rua Estevão Alves Corrêa, Edson Serpa Marques, que é pintor de faixas, ficou entusiasmado com a noticia. "Nosso trecho já foi preparado para receber asfalto no ano passado, mas isso não aconteceu. Quando é calor isso aqui vira um poeirão e quando chove uma lama só", disse. Ele observa que a região vai ter um novo impulso com a obra de asfaltamento.
Fonte: Agência de Comunicação Social
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Fauzi recebe Paulo Duarte
Dias Melhores para o transporte escolar. Em conversa com o deputado Paulo Duarte, nesta quinta feira (21), em seu gabinete, o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) falou do empenho do Governo Municipal para resolver o problema do transporte para os alunos da UEMS. Paulo ficou impressionado com o que viu, no campus, onde palestrou sobre defesa do consumidor. Pelo potencial da unidade de ensino, referência em algumas áreas, o chefe do executivo observou que o município deve colaborar.
A propósito da polêmica envolvendo seu nome e o projeto do Trem do Pantanal o deputado Paulo Duarte disse ao prefeito Fauzi que sua preocupação é com a empresa responsável pela malha ferroviária. Não é contra o projeto. O prefeito observou que o trem está sendo o fio condutor de um novo momento, referindo-se as inúmeras obras e ações que foram e estão sendo desenvolvidos relacionadas a ele.
Durante o encontro informal outras questões foram tratadas, uma delas a pesca. Paulo Duarte manifestou sua preocupação com eventuais mudanças nas leis da pesca, principalmente as que dizem respeito ao término de algumas restrições como o uso do anzol de galho, do "joão bobo" e determinados tipos de rede. Fauzi falou em estrutura, defendendo a importância da organização de cooperativas. O vereador Clésio Fialho também participou do encontro.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Pesquisador Inácio de Barro, do Institut National de la Recherche Agronomique INRA), da França e o Livro Sistemas, Ambiente & Mecanismos de Controle
Notícia de Livro lançado em Anastácio - MS, repercute na França
Eis a Notícia publicada no site da emissora FM PAN de Aquidauana - MS
Quinta-feira, 14 de Maio de 2009 | 14:18Hs
Notícia sobre o livro Sistemas, Ambiente, & Mecanismos de Controle, editado pela Livraria Aquarius, de Aquidauana, lançado na semana passada, na Câmara Municipal de Anastácio, já chegou à França, sendo objeto de interesse de pesquisador brasileiro, Inácio de Barros que trabalha no Institut National de la Recherche Agronomique INRA), da França, conforme e-mail transcrito, a seguir:
De:
inacio de barros
Para:
edsonpaim@bol.com.br
Assunto:
Abordagem sistemica
Data:
13/05/2009 16:43
Caro Prof. Dr. Paim,
Tomei conhecimento de vosso trabalho atravez de vosso blog na internet(http://sistremismocibernetico.blogspot.com/) e, a abordagem que vos propondes, me despertou bastante interesse.
Eu me chamo Inacio de Barros e sou pesquisador do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) - instituto publico de pesquisas agronomicas da França (correspondente frances da Embrapa no Brasil) e, tenho buscado teorizar uma abordagem do tipo sistemico-cibernetica para a analise e a concepcao de agroecossistemas.Portanto em relacão direta
com vossa proposta.
Assim sendo, gostaria de solicitar vossa ajuda em dois pontos:
1) Como eu poderia adquirir a ultima versão de vosso livro em parceria com a Dra. Rosalda Paim) "SISTEMAS, AMBIENTE & MECANISMOS DE CONTROLE"?
Devo estar viajando em ferias para o Brasil no mes de Julho (sou brasileiro de origem) e, se o senhor me indicasse uma livraria, eu poderia adquiri-lo no decorrer dessa viagem.
2) Gostaria tambem de saber se o senhor teria sponibilidade e interesse em um intercambio de ideias e conceitos sobre a vossa proposta afim de uma possivel aplicacão da abordagem
sistemico-ecologica-cibernetica e informacional ao caso especifico de sistemas de produçao agricola e sua interacao com o ambiente.
Desde já agradeço a vossa atenção a esta mensagem
Bem cordialmente
Inacio de Barros
-------------------------------------------------------------------
Dr. Inacio de Barros
Institut National de la Recherche Agronomique
Unite de Recherches Agropedoclimatique de la Zone Caraibe
Domaine Duclos - Prise d'eau
97170 Petit-Bourg (FWI) - France
tel: +590 590 25 59 75
fax: +590 590 94 16 63
email: ...................
site internet: www.inra.fr
---------------------------------------------------------------------
Conheça o Institut National de la Recherche Agronomique INRA), da França, clicando no seguite site:
http://www.inra.fr/
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Saúde de Aquidauana realiza audiência pública amanhã
Com o objetivo de prestar contas e esclarecer a população sobre os três primeiros meses de gestão a frente da Gerência de Saúde e Saneamento, o gerente Paulo César dos Reis, convida toda a população a participar da audiência pública “Transparência na Saúde, uma realidade no Município de Aquidauana” que será realizada amanhã, terça-feira (18) a partir das 19 horas no Plenário da Câmara Municipal.
De acordo com o gerente, serão apresentados números e um balanço detalhado das despesas por unidade e as ações e atendimentos realizados tanto na rede básica, que envolve os ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e UBS (Unidades Básicas de Saúde), quanto o CEM (Centro de Especialidades Médicas).
Os atendimentos realizados na Central de Regulação e as ações do Núcleo de Vigilância em Saúde também estão na pauta da audiência.
Paulo Reis afirma que a participação da comunidade aquidauanense é de extrema importância “para que possam saber onde e como está sendo gasto o dinheiro público”.
O gerente destaca ainda que a audiência será realizada de três em três meses como forma de compromisso do governo municipal com a comunidade aquidauanense.
domingo, 17 de maio de 2009
Puccinelli e Fauzi defendem escola pública com qualidade
Segurança, educação, saúde e ação social – envolvendo a assistência social e habitação – são as áreas prioritárias definidas pelo governador André Puccinelli em sua administração.
Falando a diretores, professores, funcionários, lideranças políticas – entre elas o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) e moradores do Bairro Alto e adjacências, na inauguração da cobertura da quadra de esportes da Escola Estadual Marli Russo Rodrigues, o governador falou de algumas ações de seu governo.
“Estamos entregando 751 viaturas novas, para a segurança pública. Estão sendo incorporados mais de 1000 policiais militares, na educação nós começamos a reforma de escolas”, disse. Lembrou que o Estado tem 366 escolas, sendo que 200 estavam em Estado muito ruim, quando assumiu. Na área de saúde destacou a entrega do Centro Regional de Especialidades Médicas, em Aquidauana e de mais de hum milhão de reais em equipamentos.
Voltando à educação Puccinelli disse que o que lhe dá mais satisfação é quando vê a melhoria do setor. Citou o caso específico da Escola Marli Russo, que tinha um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) baixíssimo.
Agora “está melhorando bastante”. Diante das reivindicações recebidas da comunidade, o governador prometeu estudá-las com carinho e desafiou o prefeito Fauzi a algumas contrapartidas, considerando-se as 200 casas que serão construídas no Bairro Nova Aquidauana, onde a Escola está localizada.
O prefeito Fauzi, por sua vez, disse que fica muito contente de ver as estruturas de uma escola melhorarem. “Se tem uma coisa que pode mudar definitivamente a vida do povo brasileiro é a gente fazer uma escola cada vez melhor, uma escola pública de qualidade, que sirva de forma digna a todos”, disse.
Ao concluir observou que “cada investimento que é feito na escola pública é um passo na direção de um país melhor. A gente tá muito feliz, governador!”.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Festa do Peão começa no São Francisco em Aquidauana
No período de 14 a 17 de maio de 2009, será realizado em Aquidauana, no bairro Jardim São Francisco, ao lado da Escola Municipal Mariza Scaff, a terceira edição da "Festa do Peão", com início às 19h, e encerramento às 00:00 h.
Segundo um dos organizadores do evento, vereador Tião Sereia (PP), haverá o tradicional rodeio, com montaria em touros e cavalos; pega do garrote, mesa da amargura e praça de alimentação.
Além disso, informou Sereia, haverá, também, segurança e premiação aos participantes das provas.
O Governo Municipal e a iniciativa privada apóiam o evento que têm como objetivo promover o lazer e o congraçamento social.
O parlamentar prevê, com otimismo, uma estimativa de público de aproximadamente 1,5 mil pessoas por noite. A festa será aberta oficialmente hoje às 20 horas. O ingresso custa R$ 5,00.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Dia do enfermeiro: profissionais relatam histórias de vida
ACS
Quase todas as profissões existentes no mundo têm uma data específica para comemoração. A dos enfermeiros é mais uma das reconhecidas e que teve ontem, terça-feira (12) o seu dia de maior ápice. Em Aquidauana dezenas de profissionais atuam nesta área. A seguir você vai conhecer um pouco da história e alguns relatos de personagens que fazem parte do processo de construção de uma saúde melhor em nossa cidade.
“Gosto do que faço”, essa frase é da jovem enfermeira Núbia Karen Goulart que há 4 meses atua na Gerência Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana. Formada na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) no final de 2008, Núbia conta que o desejo pela profissão surgiu ainda na infância quando seu pai a incentivava com brinquedos de médico. “Ele me deu maleta e queria muito que eu fizesse medicina. Eu sabia que minha profissão seria na área de saúde, mas decidi pela enfermagem porque o contato com as pessoas é maior do que o do médico”, revela.
Outra que é apaixonada pela profissão que exerce é a enfermeira Poline Hortence Figueiredo. Atuando há 6 anos na Saúde em Aquidauana, Poline, que atualmente é coordenadora dos programa de Saúde da Criança, do Homem e de Hipertensos e Diabéticos, diz que a profissão requer muita dedicação. “Tem que se doar, gostar das pessoas, do contato humano; afinal enfermeiro é pessoa que cuida de pessoa”, relata.
Além do contato com os pacientes, a informação e a orientação é algo satisfatório no trabalho realizado pela enfermeira Giselle Walkiria Pinheiro. Responsável pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ela conta que muitas pessoas reconhecem seu trabalho. “Gosto de ajudar o paciente, dar atenção no momento em que ele mais precisa, ou seja, quando ele nos procura, porque se ele está procurando é porque ele necessita daquele atendimento”.
“A gratidão dos pacientes também é algo que marca a nossa profissão”, a opinião é da coordenadora da Rede de Atenção Básica de Aquidauana, Andréia de Oliveira. Natural do estado de São Paulo e há 8 anos atuando na Gerência Saúde do nosso município, Andréia que já trabalhou no Posto de Saúde do Bairro Alto, UTI e no Pronto Socorro diz que também já viveu momentos de apuros em sua profissão. “Quando o paciente chega no Hospital e não resiste é muito triste, uma sensação de perda. Avisar a família é ainda mais difícil”. No entanto, Andréia diz que guarda momentos que marcaram seu trabalho. “Quando realizei um parto dentro da ambulância, foi emocionante, era a vida ali na minha mão”.
O gerente de Saúde e Saneamento Paulo César dos Reis acredita que os enfermeiros são peças chaves dentro do sistema de saúde. Segundo ele não há como a saúde caminhar sem o trabalho destes profissionais. “Parabéns a todos os enfermeiros que fazem a saúde do nosso município ser cada vez melhor”
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Vanildo assistiu desfile em alusão ao aniversário de Anastácio
Terça-feira, dia 12 de Maio de 2009 às 10:20hs
O vice-prefeito de Aquidauana, Vanildo Neves (PSDB) participou na tarde da última sexta-feira (08), acompanhado do Gerente de Governo – Marcus Chebel e do Procurador Geral do Município – Dr. André Beda, do desfile cívico, escolar e militar em alusão ao 44º aniversário de Anastácio.
Como o prefeito Fauzi Suleiman estava acompanhando a viagem inaugural e as solenidades de lançamento do Trem do Pantanal, foi representado por Vanildo Neves e alguns de seus assessores.
Vanildo enfocou a beleza e organização do evento, que apesar da garoa teve grande participação popular.
“O Governo Municipal de Aquidauana, parabeniza as autoridades e a população anastaciana pela comemoração do seu 44º aniversário, desejando a todos muito sucesso, prosperidade e alegria”, disse Vanildo Neves.
O vice-prefeito de Aquidauana, Vanildo Neves (PSDB) participou na tarde da última sexta-feira (08), acompanhado do Gerente de Governo – Marcus Chebel e do Procurador Geral do Município – Dr. André Beda, do desfile cívico, escolar e militar em alusão ao 44º aniversário de Anastácio.
Como o prefeito Fauzi Suleiman estava acompanhando a viagem inaugural e as solenidades de lançamento do Trem do Pantanal, foi representado por Vanildo Neves e alguns de seus assessores.
Vanildo enfocou a beleza e organização do evento, que apesar da garoa teve grande participação popular.
“O Governo Municipal de Aquidauana, parabeniza as autoridades e a população anastaciana pela comemoração do seu 44º aniversário, desejando a todos muito sucesso, prosperidade e alegria”, disse Vanildo Neves.
terça-feira, 5 de maio de 2009
Trem do Pantanal: Quando o Trem passar...
A velha estação abandonada, no centro de Aquidauana, é página virada. A crítica do mestre Frazão no enredo carvalesco “Maria Louca”, revelando o precário estado da ferrovia, entra para o acervo da história, como referência de um período de 14 anos, quando apenas o transporte de carga foi mantido.
O novo Trem do Pantanal, numa versão que pouco lembra as primeiras locomotivas que apareceram no Brasil, no século XIX, deixa de ser uma mera especulação.
O governador André Puccinelli, que apostou no projeto e garantiu que “se Deus quisesse” o trem voltaria, viabiliza, um sonho acalentado por todos os sul-mato-grossenses. “Deus quis”, lembra um estudioso do assunto, porque André buscou parcerias significativas: o Governo Municipal de Aquidauana, a América Latina Logística (ALL) e a Serra Verde, empresa gestora do empreendimento.
Quando entrar no Trem, nesta sexta feira, depois de descerrar a fita que inaugura oficialmente o mais novo equipamento ferroviário e turístico do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - convidado ilustre da festa que será um “revival” de uma cena histórica de 1912, quando a primeira locomotiva apontou nos trilhos da NOB, sendo aclamada de forma emocionante - pode estar confirmando o início de um novo tempo para a Princesa do Sul, cidade que é a porta de entrada para o celebrado santuário do Pantanal. O primeiro trem, conforme registram os anais, “impulsionou o município”. Este, pode contribuir para uma nova etapa de desenvolvimento.
É verdade que a versão Express pouco lembra a velha Maria Fumaça, nome dado em função do vapor e fuligem que a locomotiva pioneira expelia pela chaminé. Os vagões são vistosos, com uma decoração que chama a atenção de qualquer um. Tem um Bar “Chic” – como definiu um curioso - , vagão executivo e camarote. Talvez o apito lembre, vagamente, o som estridente que conferiu àquele veículo ferroviário de tempos idos outro apelido: “Maria Louca”. Mesmo assim, será difícil para os antigos moradores da cidade, não voltar no tempo. Aliás, a Serra Verde Express incorpora essa possibilidade como uma de suas premissas comerciais. O Site da empresa observa que seus projetos visam fazer com que os clientes tenham contato com a natureza, se divirtam e tenham despertado o saudosismo, em passeios inesquecíveis.
Em síntese, o ontem e o hoje se unem num momento histórico para Mato Grosso do Sul. Além desta “imersão saudosista” a volta do Trem, como alguns gostam de dizer ou simplesmente o início de Operação do Trem do Pantanal, como observam outros, tem desencadeado um novo ritmo na cidade de Aquidauana. Se a Festa da Farinha, do lado de lá, contagiou o lado de cá, certamente a emoção ganhará sentido oposto, na próxima sexta-feira.
Será difícil conter a emoção, que já foi desencadeada no coração de escritores, poetas e cantores, de tempos para cá.
Um deles, o prefeito da cidade irmã, Cláudio Valério:
“Sobre os gastos trilhos
Firmados no chão batido
Lá vem ele a deslizar.
Seu ritmo binário
Anima um cenário
De belezas sem par.
Diversidade de cores,
De tuiuiús e beija-flores,
Colore-se o ar.
Na terra, os bichos!
Do capão ao corixo,
Vê-se a vida a brotar.
Desejo de união...
Ocidente-Japão.
É preciso sonhar!
Água e céu!
O pantanal do mundéu!
Corumbá-Montevidéu,
Buenos Aires-Assunçao..
Fim de estação!
É preciso parar.
Ipês multicores,
Falcões, desamores...
Lembranças recônditas,
Daquela criança,
Que não quer acordar.
Locomotiva fumando,
Apitos alertando,
Que o trem vai passar!
E entre espanto e saudade,
Vai transportando uma idade,
Que sempre insiste em ficar.”
O espanto e a saudade, certamente estarão entre as emoções desta sexta-feira. O espanto talvez dos que não acreditaram que o Trem do Pantanal seria uma realidade. A saudade daqueles que viveram, por muitos anos, a emoção de viajar de trem ou de simplesmente ver a locomotiva passar, com os apitos alertando, que o trem iria passar.
Agência de Comunicação Social
O novo Trem do Pantanal, numa versão que pouco lembra as primeiras locomotivas que apareceram no Brasil, no século XIX, deixa de ser uma mera especulação.
O governador André Puccinelli, que apostou no projeto e garantiu que “se Deus quisesse” o trem voltaria, viabiliza, um sonho acalentado por todos os sul-mato-grossenses. “Deus quis”, lembra um estudioso do assunto, porque André buscou parcerias significativas: o Governo Municipal de Aquidauana, a América Latina Logística (ALL) e a Serra Verde, empresa gestora do empreendimento.
Quando entrar no Trem, nesta sexta feira, depois de descerrar a fita que inaugura oficialmente o mais novo equipamento ferroviário e turístico do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - convidado ilustre da festa que será um “revival” de uma cena histórica de 1912, quando a primeira locomotiva apontou nos trilhos da NOB, sendo aclamada de forma emocionante - pode estar confirmando o início de um novo tempo para a Princesa do Sul, cidade que é a porta de entrada para o celebrado santuário do Pantanal. O primeiro trem, conforme registram os anais, “impulsionou o município”. Este, pode contribuir para uma nova etapa de desenvolvimento.
É verdade que a versão Express pouco lembra a velha Maria Fumaça, nome dado em função do vapor e fuligem que a locomotiva pioneira expelia pela chaminé. Os vagões são vistosos, com uma decoração que chama a atenção de qualquer um. Tem um Bar “Chic” – como definiu um curioso - , vagão executivo e camarote. Talvez o apito lembre, vagamente, o som estridente que conferiu àquele veículo ferroviário de tempos idos outro apelido: “Maria Louca”. Mesmo assim, será difícil para os antigos moradores da cidade, não voltar no tempo. Aliás, a Serra Verde Express incorpora essa possibilidade como uma de suas premissas comerciais. O Site da empresa observa que seus projetos visam fazer com que os clientes tenham contato com a natureza, se divirtam e tenham despertado o saudosismo, em passeios inesquecíveis.
Em síntese, o ontem e o hoje se unem num momento histórico para Mato Grosso do Sul. Além desta “imersão saudosista” a volta do Trem, como alguns gostam de dizer ou simplesmente o início de Operação do Trem do Pantanal, como observam outros, tem desencadeado um novo ritmo na cidade de Aquidauana. Se a Festa da Farinha, do lado de lá, contagiou o lado de cá, certamente a emoção ganhará sentido oposto, na próxima sexta-feira.
Será difícil conter a emoção, que já foi desencadeada no coração de escritores, poetas e cantores, de tempos para cá.
Um deles, o prefeito da cidade irmã, Cláudio Valério:
“Sobre os gastos trilhos
Firmados no chão batido
Lá vem ele a deslizar.
Seu ritmo binário
Anima um cenário
De belezas sem par.
Diversidade de cores,
De tuiuiús e beija-flores,
Colore-se o ar.
Na terra, os bichos!
Do capão ao corixo,
Vê-se a vida a brotar.
Desejo de união...
Ocidente-Japão.
É preciso sonhar!
Água e céu!
O pantanal do mundéu!
Corumbá-Montevidéu,
Buenos Aires-Assunçao..
Fim de estação!
É preciso parar.
Ipês multicores,
Falcões, desamores...
Lembranças recônditas,
Daquela criança,
Que não quer acordar.
Locomotiva fumando,
Apitos alertando,
Que o trem vai passar!
E entre espanto e saudade,
Vai transportando uma idade,
Que sempre insiste em ficar.”
O espanto e a saudade, certamente estarão entre as emoções desta sexta-feira. O espanto talvez dos que não acreditaram que o Trem do Pantanal seria uma realidade. A saudade daqueles que viveram, por muitos anos, a emoção de viajar de trem ou de simplesmente ver a locomotiva passar, com os apitos alertando, que o trem iria passar.
Agência de Comunicação Social
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Equipe de Lula hoje em Aquidauana
Todos os detalhes sobre a visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva à Mato Grosso do Sul, para a cerimônia que marca o início das operações do Trem do Pantanal, começam a ser definidos a partir desta segunda feira (04).
Uma equipe da presidência se reúne logo mais, às 13 horas, em Aquidauana, com todos os setores envolvidos no projeto: Governo Municipal, Governo do Estado, Serra Verde Express e América Latina Logística.
Terminado o processo, que abrange vistoria de obras e um estudo na área de segurança, algumas opções serão indicadas, cabendo ao presidente Lula bater o martelo em relação ao roteiro que será observado. Até o momento vários prováveis trajetos têm sido cogitados. Um deles seria Aquidauana-Distrito de Palmeiras.
O Trem do Pantanal, celebrado como o mais novo equipamento ferroviário e turístico do país, será lançado oficialmente neste dia 08. No dia seguinte uma viagem especial será feita com convidados especiais, representantes de agências operadoras de turismo e jornalistas nacionais e internacionais.
A primeira viagem aberta ao público está programada para o dia 16 de maio. Neste dia estarão disponibilizados 288 lugares de um total de 400, nas categorias Econômica, Turística, Executiva e Camarote,com valores entre R$ 39 e R$ 126 reais. O roteiro desta primeira fase será Campo Grande-Aquidauana-Miranda, aos sábados, com percurso inverso, aos domingos.
Fonte: Agência de Comunicação Social
Uma equipe da presidência se reúne logo mais, às 13 horas, em Aquidauana, com todos os setores envolvidos no projeto: Governo Municipal, Governo do Estado, Serra Verde Express e América Latina Logística.
Terminado o processo, que abrange vistoria de obras e um estudo na área de segurança, algumas opções serão indicadas, cabendo ao presidente Lula bater o martelo em relação ao roteiro que será observado. Até o momento vários prováveis trajetos têm sido cogitados. Um deles seria Aquidauana-Distrito de Palmeiras.
O Trem do Pantanal, celebrado como o mais novo equipamento ferroviário e turístico do país, será lançado oficialmente neste dia 08. No dia seguinte uma viagem especial será feita com convidados especiais, representantes de agências operadoras de turismo e jornalistas nacionais e internacionais.
A primeira viagem aberta ao público está programada para o dia 16 de maio. Neste dia estarão disponibilizados 288 lugares de um total de 400, nas categorias Econômica, Turística, Executiva e Camarote,com valores entre R$ 39 e R$ 126 reais. O roteiro desta primeira fase será Campo Grande-Aquidauana-Miranda, aos sábados, com percurso inverso, aos domingos.
Fonte: Agência de Comunicação Social
sábado, 2 de maio de 2009
Aquidauanense Talita ganha 2º ouro do ano no Mundial
Campo Grande News
Através da dupla da aquidauanense Talita, o Brasil garantiu, neste sábado, a sua segunda medalha de ouro na recém-iniciada temporada 2009 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. A conquista da dupla Talita e Maria Elisa foi na etapa de Xangai, na China.
O Brasil também ficou com a medalha de bronze, conquistada pelas irmãs Maria Clara e Carolina. E o segundo lugar ficou com a medalhista de prata em Pequim-08, Wang Jie, da China, e sua nova parceira, Zou Man.
Conforme a assessoria de imprensa da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), o título em Xangai é o segundo consecutivo de Talita nas areias de Xangai. A outra conquista da sul-mato-grossense foi em 2008, jogando com Renata.
Antes disso, em 2007, também ao lado de Renata, Talita havia conquistado o bronze também na etapa da China. Mas o título das areias chinesas é o primeiro da parceria no Circuito Mundial.
Na decisão, a dupla brasileira superou a parceria da China por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/13.
A próxima etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia será em Osaka, no Japão, entre os dias 19 e 24 de maio.
O Brasil conta com cinco duplas inscritas para a disputa da etapa: Renata/Val, Juliana/Larissa, Maria Clara/Carolina, Ângela/Vivian e Talita/Maria Elisa.
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Aquidauana: programa permite parcelamento de dívidas
FM PAN - Redação
O REFIC tem como objetivo promover a regularização de créditos do Município, relativos a tributos municipais, entre eles ISS, IPTU e Alvará. Uma ótima oportunidade para o contribuinte regularizar sua situação pagando sua divida para com o Município sem multas e sem juros.
Os contribuintes de Aquidauana que possuem algum tipo de débito pendente com o Município devem procurar ainda hoje o setor de tributação do Governo Municipal de Aquidauana localizado na rua Marechal Mallet esquina com Nelson Felício dos Santos, nº 355, uma quadra antes da Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
O Refic (Programa de Recuperação de Créditos Fiscais) instituído pelo prefeito Fauzi Suleiman possibilita que o contribuinte que tenha débitos com o município possa quitar suas pendências fiscais de acordo com a sua capacidade econômica, ou seja, o programa cria condições para a quitação dos débitos de maneira menos onerosa para a população.
São oferecidas várias vantagens para os contribuintes. Ao pagar a vista o contribuinte terá desconto de 100% dos juros e das multas. Em até 12 vezes o contribuinte terá desconto de 70% dos juros e multas. Em seis parcelas iguais o desconto será de 80%. Em 03 parcelas o desconto das multas e juros será de 90%.
O recurso arrecadado com o REFIC será investido em obras na cidade, beneficiando a coletividade. “É a oportunidade que o aquidauanense tem de contribuir com o desenvolvimento de Aquidauana”, disse em entrevista a imprensa o Gerente de Finanças da Prefeitura de Aquidauana, Paulo Goulart (Foto).
Muitos contribuintes inadimplentes já procuraram o setor de tributação do Governo Municipal de Aquidauana e foram beneficiados com o Programa de Recuperação de Créditos Fiscais, entre eles empresários, prestadores de serviços, comerciantes, além de pessoas da comunidade que aproveitam para regularizar dividas com o IPTU.
ACS
06:40 Raínha Beatriz, da Holan
O REFIC tem como objetivo promover a regularização de créditos do Município, relativos a tributos municipais, entre eles ISS, IPTU e Alvará. Uma ótima oportunidade para o contribuinte regularizar sua situação pagando sua divida para com o Município sem multas e sem juros.
Os contribuintes de Aquidauana que possuem algum tipo de débito pendente com o Município devem procurar ainda hoje o setor de tributação do Governo Municipal de Aquidauana localizado na rua Marechal Mallet esquina com Nelson Felício dos Santos, nº 355, uma quadra antes da Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
O Refic (Programa de Recuperação de Créditos Fiscais) instituído pelo prefeito Fauzi Suleiman possibilita que o contribuinte que tenha débitos com o município possa quitar suas pendências fiscais de acordo com a sua capacidade econômica, ou seja, o programa cria condições para a quitação dos débitos de maneira menos onerosa para a população.
São oferecidas várias vantagens para os contribuintes. Ao pagar a vista o contribuinte terá desconto de 100% dos juros e das multas. Em até 12 vezes o contribuinte terá desconto de 70% dos juros e multas. Em seis parcelas iguais o desconto será de 80%. Em 03 parcelas o desconto das multas e juros será de 90%.
O recurso arrecadado com o REFIC será investido em obras na cidade, beneficiando a coletividade. “É a oportunidade que o aquidauanense tem de contribuir com o desenvolvimento de Aquidauana”, disse em entrevista a imprensa o Gerente de Finanças da Prefeitura de Aquidauana, Paulo Goulart (Foto).
Muitos contribuintes inadimplentes já procuraram o setor de tributação do Governo Municipal de Aquidauana e foram beneficiados com o Programa de Recuperação de Créditos Fiscais, entre eles empresários, prestadores de serviços, comerciantes, além de pessoas da comunidade que aproveitam para regularizar dividas com o IPTU.
ACS
06:40 Raínha Beatriz, da Holan
Assinar:
Postagens (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2009
(140)
-
▼
maio
(20)
- Aquidauana vai cobrar limpeza em terrenos baldios
- Ministro da Justiça, Tarso Genro, agradece o receb...
- Aquidauana é projetada no cenário turístico
- Aquidauana: Governo Municipal investe na Furna dos...
- Aquidauana: Fauzi ouve reivindicações da Vila Trin...
- Prefeito Fauzi ouve reivindicações da Vila Trindade
- Tudo pronto para construção de mais 100 casas em A...
- O Batalhão Carlos Camisão e a Força Brasileira de ...
- Mais asfalto para a Estevão Alves Corrêa
- Fauzi recebe Paulo Duarte
- Pesquisador Inácio de Barro, do Institut National ...
- Saúde de Aquidauana realiza audiência pública amanhã
- Puccinelli e Fauzi defendem escola pública com qua...
- Festa do Peão começa no São Francisco em Aquidauana
- Dia do enfermeiro: profissionais relatam histórias...
- Vanildo assistiu desfile em alusão ao aniversário ...
- Trem do Pantanal: Quando o Trem passar...
- Equipe de Lula hoje em Aquidauana
- Aquidauanense Talita ganha 2º ouro do ano no Mundial
- Aquidauana: programa permite parcelamento de dívidas
-
▼
maio
(20)
Quem sou eu
- Blog do Paim
- Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.