quinta-feira, 14 de maio de 2009

Dia do enfermeiro: profissionais relatam histórias de vida




ACS

Quase todas as profissões existentes no mundo têm uma data específica para comemoração. A dos enfermeiros é mais uma das reconhecidas e que teve ontem, terça-feira (12) o seu dia de maior ápice. Em Aquidauana dezenas de profissionais atuam nesta área. A seguir você vai conhecer um pouco da história e alguns relatos de personagens que fazem parte do processo de construção de uma saúde melhor em nossa cidade.

“Gosto do que faço”, essa frase é da jovem enfermeira Núbia Karen Goulart que há 4 meses atua na Gerência Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana. Formada na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) no final de 2008, Núbia conta que o desejo pela profissão surgiu ainda na infância quando seu pai a incentivava com brinquedos de médico. “Ele me deu maleta e queria muito que eu fizesse medicina. Eu sabia que minha profissão seria na área de saúde, mas decidi pela enfermagem porque o contato com as pessoas é maior do que o do médico”, revela.

Outra que é apaixonada pela profissão que exerce é a enfermeira Poline Hortence Figueiredo. Atuando há 6 anos na Saúde em Aquidauana, Poline, que atualmente é coordenadora dos programa de Saúde da Criança, do Homem e de Hipertensos e Diabéticos, diz que a profissão requer muita dedicação. “Tem que se doar, gostar das pessoas, do contato humano; afinal enfermeiro é pessoa que cuida de pessoa”, relata.

Além do contato com os pacientes, a informação e a orientação é algo satisfatório no trabalho realizado pela enfermeira Giselle Walkiria Pinheiro. Responsável pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ela conta que muitas pessoas reconhecem seu trabalho. “Gosto de ajudar o paciente, dar atenção no momento em que ele mais precisa, ou seja, quando ele nos procura, porque se ele está procurando é porque ele necessita daquele atendimento”.

“A gratidão dos pacientes também é algo que marca a nossa profissão”, a opinião é da coordenadora da Rede de Atenção Básica de Aquidauana, Andréia de Oliveira. Natural do estado de São Paulo e há 8 anos atuando na Gerência Saúde do nosso município, Andréia que já trabalhou no Posto de Saúde do Bairro Alto, UTI e no Pronto Socorro diz que também já viveu momentos de apuros em sua profissão. “Quando o paciente chega no Hospital e não resiste é muito triste, uma sensação de perda. Avisar a família é ainda mais difícil”. No entanto, Andréia diz que guarda momentos que marcaram seu trabalho. “Quando realizei um parto dentro da ambulância, foi emocionante, era a vida ali na minha mão”.

O gerente de Saúde e Saneamento Paulo César dos Reis acredita que os enfermeiros são peças chaves dentro do sistema de saúde. Segundo ele não há como a saúde caminhar sem o trabalho destes profissionais. “Parabéns a todos os enfermeiros que fazem a saúde do nosso município ser cada vez melhor”

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.