
Diante de um seleto publico de políticos, artistas, intelectuais, acadêmicos e profissionais do turismo, o prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB) foi convidado a se pronunciar em nome dos prefeitos que participaram da abertura da Feira Internacional e do 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul. O evento acontece no Pavilhão Albano Franco, em Campo Grande, se estendendo até o próximo domingo (31).
Além do pronunciamento do chefe do executivo, destacando o momento importante que o setor turístico no Estado atravessa, impulsionado com a volta do Trem do Pantanal, Aquidauana tem marcado presença no evento com o stand montado pela Fundação de Turismo e com a participação de artistas regionais no programa musical. "É maravilhoso ver algo de Aquidauana num evento pulsante como este, onde oficinas, apresentações culturais, exposição de artesanato, festival gastronômico, entre outros, revelam riquezas regionais", observa Luciene Arce, de Aquidauana, que mora na capital.
"É o primeiro ano que Aquidauana participa efetivamente do Salão. Nosso stand está bem arrumado, bonito, com muita gente visitando", diz Lusiane Queiroz, diretora da FUNDTUR. Feliz com o que está vendo, ela revela a grande alegria que teve em conhecer a ministra do Turismo do Paraguai, Liz Cramer, que fez a abertura da oficina "Conheça o Paraguai". Liz esteve com Lusiane e o prefeito Fauzi e manifestou o desejo de conhecer Aquidauana, onde existe uma grande colônia paraguaia.
Segundo Lusiane a participação do público está sendo extraordinária e a marca do ano passado, quando mais de 20 mil pessoas visitaram os vários stands, deverá ser superada. As dez regiões turísticas de Mato Grosso do Sul estão representadas: Caminho dos Ipês, Serra da Bodoquena, Caminhos da Fronteira, Cone sul, Grande Dourados, Vale das Águas, Costa Leste, Rota Norte, Pantanal e Vale do Aporé.
Aquidauana na rota turística
Entre as várias novidades da Feira Internacional e do 2º Salão do Turismo, está a participação de operadores de turismo e jornalistas dos segmentos nacional e internacional em missões promocionais, conhecendo in loco os roteiros turísticos do Estado. Dentro desta estratégia um grupo esteve em Aquidauana, viajando no Pantanal Express, na última terça feira.
Participando do processo em nível local, a Fundação de Cultura, dirigida por Carlos Cabral, agendou uma recepção feita por um grupo de índias da aldeia Lagoinha, que apresentaram a dança das mulheres. A saudação, feita pela terena Sandreane Batista, em três línguas, produziu um momento emocionante entre os turistas. "Foi maravilhoso", diz Cabral. "Muito bom ver minha cidade se projetando", salienta Alessandro Moreira dos Reis, outro aquidauanense residente na capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário