

A companheira do candidato a prefeito pelo PMDB, Selma Andrade Suleiman, esposa de Fauzi, esteve no último final de semana visitando as aldeias Taunay / Ipegue. Durante a agenda, reuniões em diversas residências foram realizadas; todas muito concorridas pelas mulheres que são consideradas líderes na comunidade. Selma ouviu as reivindicações da comunidade e pediu voto para o 15.
A má qualidade dos serviços prestados à Saúde na área indígena foi lembrada, praticamente, todas as reuniões. Selma ouviu das mulheres muitos pedidos para melhorar o atendimento médico e odontológico; estes serviços são executados uma vez por semana e não suprem as necessidades das famílias indígenas, causando para as senhoras daquela comunidade inúmeros transtornos.
As mulheres precisam deslocar de suas casas até Aquidauana para serem atendidas, deixando seus afazeres e filhos, todavia na sede do município os problemas com a falta de médicos, dentistas e medicamentos são semelhantes à realidade vivida por elas nas aldeias.
Miguelina comenta: “Queremos mais atenção e consideração para as nossas famílias. Estamos abandonados.” Segundo informações colhidas na comunidade, o Programa de Saúde da Mulher, preconizado pelo Ministério da Saúde, não esta sendo executado nas aldeias.
A Educação foi outro item apontado como deficiente na comunidade. Neli da Silva disse que na Escola Municipal Indígena José da Silva tem duas salas de aula que atende 20 crianças; as outras crianças indígenas precisam sair da aldeia para estudar. A professora Dália Cândido, presidente da Educação Indígena, destaca que a LDB (Lei de Diretrizes Básicas), não vem sendo cumprida pelo Executivo.
Selma disse que no governo do 15 de Fauzi e Vanildo será criada uma Coordenadoria de Políticas Públicas para as mulheres.
Selma comentou: “As mulheres indígenas estão inseridas neste processo. Fauzi vai priorizar estes atendimentos”. As reuniões reuniram centenas de mulheres que votam 15 e querem viver uma nova realidade em suas aldeias.
Fonte: Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário