segunda-feira, 20 de abril de 2009

Aquidauana tem representante em concurso de beleza indígena




Atraída pelo desejo de promover a cultura indígena e despertar nos jovens indígenas o interesse pelo debate de questões que os afetam, a jovem Silvana Dias de Souza Albuquerque, conhecida como Silvana Terena, da Aldeia Urbana Marçal de Souza, de Campo Grande, resolveu instituir o concurso “1ª Beleza Indígena do Pantanal de Mato Grosso do Sul”. O evento conta com o apoio da FUNAI, Funasa, ordem dos Advogados do Brasil e Museu das Culturas Dom Bosco, entre outros órgãos.

Os últimos dias foram marcados pelas eliminatórias em diversas comunidades indígenas, envolvendo 7 etnias. Em Aquidauana a escolha da representante da beleza indígena das 9 aldeias aconteceu na última sexta feira (17). A estudante Fernanda dos Santos Mendes, da Aldeia Ipegue, aluna da Escola Municipal Professor Domingos Veríssimo Marcos Mihin, foi a vencedora. Sua expectativa é “aprender mais”, pois o evento não se limitará ao concurso de beleza.

A final do “1ª Beleza Indígena” acontecerá no próximo dia 25, no Parque Sóter, em Campo Grande. Silvana, que acompanhou todas as eliminatórias, observa que o concurso será muito difícil. “Todas as etnias tem belas representantes”, elogia. Segundo ela o concurso está despertando o interesse até fora do país. Uma emissora de TV de Portugal estará fazendo cobertura. Além desta projeção as concorrentes receberão prêmios e um book.

Agência de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.