segunda-feira, 6 de abril de 2009

Lançamento de livro produz momento histórico em Aquidauana


Escritas numa linguagem simples as narrativas de "Meu lugar é Aqui" são o retrato de uma época que não pode ser esquecida por uma cidade que aos poucos define como uma de suas características o turismo. A autora da obra, Jandira Trindade, firma-se, definitivamente, como uma das poucas cronistas do Estado.



Os textos da obra lançada na última sexta-feira (03) resgatam cenas que marcaram a vida de muitos aquidauanenses, algumas das quais lembradas por Paulo Correa, na cerimônia. "Bons tempos aqueles", disse, ao final de sua fala.



Jandira foi o centro das atenções do grande público que compareceu ao salão social da Matriz Imaculada Conceição, Igreja que marcou grande parte de sua história. O livro é uma seleção de algumas crônicas publicadas nos últimos 12 anos, no jornal O Pantaneiro. Emocionada citou apoiadores e fez menção especial ao estímulo dado por Sandra Leal, quando esta escrevia, no mesmo jornal, a coluna "Mulher Nota 10".



Primeira a se manifestar a professora Zilda Monteiro conclamou Jandira a olhar à sua volta e ver nos muitos amigos presentes uma prova de admiração. Na sua fala, em seguida, o professor Paulo Correa mencionou fatos, personagens e lugares resgatados na obra, para em seguida definir a autora como cronista da memória de Aquidauana.



Os "bons tempos" registrados por Jandira foram lembrados por Américo Calheiros, diretor da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, parceira no projeto do livro que também teve o apoio do Governo Municipal de Aquidauana. Os prefeitos Fauzi Suleiman e Claudio Valério, dos municípios irmãos, exaltaram a história de Jandira, partilhada nos dois lados do Rio Aquidauana.



"Uma cidade que tem uma história como a nossa, tem pouca gente que parou para escrever", disse Fauzi, destacando a "memória prodigiosa" da cronista: "Aquidauana agradece", concluiu o chefe do executivo. Américo Calheiros, reforçando as palavras de Fauzi, observou que cada vez menos as pessoas cuidam de sua memória. "Podemos não viver no passado, mas ele de alguma forma nos alimenta", disse.



As músicas interpretadas pelo Arara Azul e pelo duo "Noites Brasileiras" e as homenagens de familiares foram uma forma de agradecer Jandira Trindade pelo presente literário dado à Aquidauana e Anastácio. "Seu lugar é aqui, em nosso coração", destacou faixa descerrada no derradeiro momento da noite de autógrafos. Foi um momento para ficar na história.







Fonte: Agência de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.