terça-feira, 21 de abril de 2009

Comitiva do Governo Municipal visitou aldeias neste domingo




"Não queremos que o Dia do Índio seja comemorado somente uma vez por ano, queremos todos os dias expressar a importância deste povo". Com esta declaração o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB), deu o tom aos indígenas das várias aldeias de Aquidauana e para aqueles que prestigiaram as solenidades em alusão ao Dia do Índio, comemorado neste domingo (19) em todas as aldeias do município de Aquidauana, de como será a relação de seu governo com essas comunidades.

Fauzi percorreu as aldeias para levar a mensagem do Governo Municipal acompanhado pela primeira-dama Selma Suleiman, do vice-prefeito Vanildo Neves, de Gerentes Municipais, Presidentes de Fundações, Coordenadores Municipais, do vereador Cipriano Mendes, dos representantes do senador Delcídio do Amaral e do deputado federal Antônio Carlos Biffi e a representante da FUNAI, Elenir Albuquerque. Nas festividades Limão Verde ainda estiveram presentes o Comandante do 9º BEComb – Tenente Coronel Abílio Sizino, o gerente principal da Caixa Econômica Federal em Aquidauana, Ramão Portes e o deputado estadual Maurício Picarelli.

Com a chegada da comitiva do Governo Municipal, os indígenas iniciavam suas apresentações, com a dança do bate-pau e em seguida as lideranças locais e as autoridades que acompanhavam o prefeito realizavam suas saudações e discursos relacionados à importância da comunidade terena em Aquidauana. "O povo Terena ajudou a construir a história da nossa cidade, devemos muito a vocês, tanto que, como homenagem, vamos construir um grande monumento em Aquidauana, na forma de uma mulher terena, para registrar a importância deste povo para o nosso desenvolvimento", disse o prefeito Fauzi, informando ainda que na Estação Ferroviária as índias que comercializam seus produtos receberão um espaço bonito, digno e cômodo para realizar este comércio.

Benefícios

Ao discursar nas aldeias Limão Verde, Imbirussu, Lagoinha, Bananal e Ipegue o prefeito Fauzi destacou que no Dia do Índio deste ano há muito o que ser comemorado, pois, as comunidades indígenas de Aquidauana, escolheram de forma consagradora um projeto-político novo, comprometido com avanços e melhorias para as comunidades indígenas e com a valorização de sua cultura. Observou que uma das primeiras ações de seu governo foi melhorar os acessos as aldeias, através do patrolamento, cascalhamento e melhoria das pontes.

Lembrou que as comunidades indígenas, tem dentre os motivos a serem comemorados, a construção de 170 unidades habitacionais nas aldeias de Aquidauana, a construção de três escolas para atendê-los, a aquisição de patrulhas agrícolas, recuperação de estradas como há muito tempo não se via, dentre tantos outros. Sobre as patrulhas agrícolas lembrou que serão 10, ao todo. Com isto cada aldeia terá a sua disposição o maquinário básico para trabalhar com a terra. "Aquidauana foi o município de Mato Grosso do Sul que recebeu o maior número de patrulhas mecanizadas, demonstrando o interesse do governador André Puccinelli", frisou.

História Terena nas escolas

O chefe do executivo aquidauanense destacou ainda que a comunidade aquidauanense precisa conhecer melhor a história dos terenas, para que desta forma a cultura daqueles que construíram a história da nossa cidade possa ser difundida e repassada para as gerações futuras. "Queremos contar a história do povo terena para todos, tanto que para isso, temos como um dos nossos objetivos na parte educacional, incluir uma disciplina específica para contar esta história nas escolas, num projeto em parceria com a Universidade", afirmou Fauzi.

Integração entre cidade e aldeias

Fauzi ainda destacou que pela primeira vez na história de Aquidauana as celebrações em alusão ao Dia do Índio ultrapassaram o limite das aldeias e chegaram à cidade, referindo-se a campanha realizada pelo Governo Municipal, que espalhou outdoors pela cidade com os dizeres "Terena com muito orgulho, Aquidauanense com muito amor". A campanha objetivou lembrar para a população aquidauanense a importância dos terenas e homenageá-los, tentando eliminar as barreiras ainda existentes entre as comunidades urbanas, indígenas e rurais.

Resgate cultural

"Resgataremos, junto com a Fundação de Cultura, a produção artesanal do abanicos terena", disse Fauzi, referindo-se ao estímulo que o Governo Municipal dará para o resgate da produção de um produto que é referência do artesanato terena e que será comercializado na Estação Ferroviária.

Democratização do Governo

Fauzi fez questão de lembrar que há muitos anos acompanha as festas em comemoração ao Dia do Índio nas Aldeias de Aquidauana e que pela primeira vez o fez como prefeito da cidade, destacando que o Governo Municipal vem trabalhando de forma democrática. "Nenhuma decisão do Governo Municipal é tomada sem consultar os principais beneficiados primeiro, sempre ouvimos a população que será influenciada pelas decisões para que ela nos diga quais são suas necessidades".



Fonte: Agência de Comunicação Social do Governo Municipal

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.