segunda-feira, 27 de abril de 2009

José Pedro Frazão escreve a crônica 'Morta de Ciúmes'




Morta de Ciúmes

Pior que o ciúme causado pela ameaça de perda é o ciúme atribuído à inveja. Aquela dorzinha idiota provocada pelo sucesso dos outros ou pelo próprio egoísmo, que torna o invejoso um ser tão pequeno, mesquinho e desprezível. Como bem conceitua o filósofo Aristóteles: “inveja é sentir-se mal com o bem alheio”.

Pois é. A protagonista desta história não é tão feia, mas já foi mais atraente. É certo que no início, quando surgiu em Anastácio, era bem pior - uma gata borralheira, de tão mal-acabada e suja. Depois, aos quinze anos, debutou na cidade com ar de rainha, limpa, alinhada e vistosa; o centro das atrações.

Ela só não esperava que seu reinado chegasse ao fim, pela supremacia inesperada de uma antiga e horrorosa vizinha. Logo aquela velha imunda que vive cruzando a cidade sempre em direção ao rio, onde despeja seus dejetos. Tinha que ser logo essa, a mais feia das passarelas, com uma enorme, purulenta e mal-fechada cicatriz exposta da cabeça aos pés.

– Como pode, essa coitada, querer desbancar-me, roubar-me o título que mantenho há tantos anos? - reclama a nossa personagem, indignada.
Mas não adianta. Agora o povo só tem olhos para a outra, a bonitona Rua Porto Geral.

Os aplausos são para a rua feia que saiu do caritó; a pobrezinha que tirou o pé da lama; a borralheira que ganhou brilho e roupa nova; a que virou atração das festas, dos carnavais e até da renomada Festa da Farinha.

Morta de ciúmes, a Avenida Manuel Murtinho cruza ligeiro a Avenida Porto Geral em linha reta. E como, apesar de tudo, ainda é a preferida dos caminhoneiros, a sua única felicidade é sair do Frigorífico e ir dar lá na BR.

José Pedro Frazão
Crônica publicada no Correio do Estado em 25/04

Aquidauana News

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.