sábado, 21 de março de 2009

Líder indígena de Aquidauana fará palestra em Washington (Wilson de Carvalho)




O líder indígena Marcos Terena, oriundo de uma aldeia do Distrito de Taunay, município de Aquidauana, falará na Corte Interamericana dos Direitos Humanos em Washington-DC na manhã da próxima segunda feira onde abordará a falta de uma política indigenista governamental e a situação fundiária do seu próprio povo, dos Guarani e dos Kaiwá.
Marcos Terena que é o atual Diretor do Memorial dos Povos Indígenas em Brasília, citará também a falta de preparo e compromisso de vários juristas e juizes no trato das questões indígenas, como o desrespeito ao direito costumeiro, que coloca Mato Grosso do Sul como o Estado mais violento contra o índio e que possui o maior índice de índios presos.

Em entrevista ao Aquidauana News Marcos Terena que serve de exemplo e motivo de orgulho para a Nação Terena de Aquidauana confirmou que em breve deve fazer uma visita à sua cidade natal para manter contato com as autoridades constituídas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.