quarta-feira, 25 de março de 2009

Prefeito Fauzi fala sobre Gestão Pública na UNIDERP

Alex Mello




O chefe do executivo de Aquidauana Fauzi Suleiman (PMDB) falou na noite desta terça-feira (25) aos acadêmicos da Uniderp Interativa e convidados. Realizada nas dependências da Escola Municipal Erso Gomes, a palestra teve como tema Gestão Pública do Município de Aquidauana.

“Levamos 30 anos para crescer 7 mil habitantes. Algumas razões nos levaram a esse quadro, dentre elas a pecuária extensiva, a situação de controle do poder político sempre centrada em quem tem também o poder econômico da cidade”, iniciou o prefeito Fauzi ressaltando que poucas pessoas tem perspectivas em crescer na cidade, por isso é necessário acender o coração da cidade.

No decorrer da exposição o prefeito Fauzi comentou sobre o curso de atendimento que está sendo proporcionado para o funcionalismo público, principalmente porque a maioria trabalha diretamente cuidando do atendimento da população “Tem hora que agente se sente impotente perante tantas situações que não conseguimos resolver, são mais de mil currículos para serem analisados. A prefeitura é uma grande prestadora de serviços para a população”.

Antes de falar dos projetos já desenvolvidos nos 83 dias de seu governo, Fauzi citou alguns pontos da administração anterior, como os 500 cargos de confiança e a troca permanente de secretários, apresentou como recebeu a prefeitura citando como exemplo negativo o pagamento de água e luz de prédios que não tinham finalidades públicas. “O diferencial de nosso governo é o detalhe, estamos fazendo um pente-fino”.

Ao traçar um panorama dos setores do Governo Municipal destacou a volta do Trem do Pantanal, que irá gerar empregos e fomentar o turismo. “A oportunidade está sendo dada para a nossa cidade. A Fundação de Turismo está desenvolvendo um curso denominado ‘Aquidauana prazer em conhecer’, do qual participam 200 pessoas, dentre elas taxistas, comerciantes e moto-taxistas. Nós precisamos conhecer Aquidauana, vocês não têm noção da beleza que ela tem. Nossa cidade é belíssima”.

As 375 casas que serão construídas em Aquidauana – número que poderá ser maior se outras 44 forem viabilizadas a funcionários, numa parceria com a Caixa Econômica Federal - assim como os cursos desenvolvidos no Núcleo de Qualificação de Mão-de-Obra, Geração de Emprego e Renda, também foram lembrados. “Será um recorde”, disse Fauzi, do número de casas. Sobre os cursos, 20 já foram realizados.
Na área da educação citou os avanços proporcionados pela aprovação de novas leis e a ampliação de vagas e horário de atendimento nas creches. Apesar de trezentas novas vagas serem abertas para as crianças, ainda há um déficit muito grande em Aquidauana, sendo este um dos grandes desafios da Gerência de Educação.

Ao término da exposição, Fauzi citou o déficit habitacional, o desemprego, a qualificação na mão-de-obra, e a descentralização da saúde, como maiores desafios de Aquidauana. Também pediu o envolvimento de todos no projeto de arborização que está sendo desenvolvido pela Gerência de Produção e Meio Ambiente “Aquidauana Verde”. Numa iniciativa inédita cada aquidauanense que for contemplado com alguma residência nos vários projetos
habitacionais receberá mudas de árvores.

Em nome da instituição e dos alunos a professora Vera Migliolli agradeceu a presença do prefeito e falou da necessidade da população estar tomando ciência sobre a gestão pública, bem como sobre o plano diretor, e ainda elogiou o chefe do executivo. “Quero em nome da Uniderp Interativa, pólo de Aquidauana, parabenizá-lo pela visão sistêmica. Tudo que foi dito aqui é de fundamental importância”.

ACS

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.