sábado, 21 de março de 2009

Terena fala à Corte Internacional dos Diretos Humanos

Jefferson da Luz
Na segunda-feira (23), o líder indígena Marcos Terena vai discursar na Corte Interamericana dos Direitos Humanos em Washington, capital dos Estados Unidos, sobre a falta de políticas indigenistas por parte do governo brasileiro e sobre a situação fundiária de sua etnia, dos Guarani e dos Kaiwá.

Terena é natural do distrito de Taunay, município de Aquidauana. Ele é o atual Diretor do Memorial dos Povos Indígenas em Brasília.

Em seu pronunciamento Terena também falará sobre a falta de preparo e compromisso de vários juristas e juízes no trato das questões indígenas, como o desrespeito ao direito costumeiro, o que coloca Mato Grosso do Sul como o Estado mais violento contra o índio e que possui o maior índice de índios presos.

Em entrevista ao site de notícias Aquidauana News, Marcos Terena confirmou que em breve deve fazer uma visita à sua cidade natal para manter contato com as autoridades.

Um comentário:

derson disse...

falta pois oportunidade tanto para indios e as outras comunidades quilombolas,brancos,como dizem pois descêndentes temos muitos; assim venho lhe dizer pois devemos lutar para vida justa para todos nos DIREITOS HUMANOS POIS A CLASSE MEDIA E ALTA POUCOS TEM AJUDADO PARA MELHORAR A VIDAS DE TODAS AS COMUNIDADES SERIA INJUSTO ISSO!!!

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.