segunda-feira, 30 de março de 2009

Prefeito Fauzi Suleiman recupera recursos para Aquidauana

Por meio de um Mandado de Segurança, com pedido de liminar impetrado pela Procuradoria Geral do município, o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) garantiu a assinatura dos convênios oriundos de emendas parlamentares autorizadas de repasses financeiros da União, no valor de R$1.556,850,00 (Um milhão quinhentos e cinqüenta e seis mil e oitocentos e cinqüenta reais) a serem aplicados na melhoria da infra-estrutura do município.

Essas emendas haviam sido garantidas para Aquidauana no ano passado, mas devido à prestação de contas irregulares e também questões políticas, o ex prefeito não assinou os convênios até a data limite, que foi 31 de dezembro de 2008. O município correu o risco de perdê-las, se não fosse o árduo trabalho da atual equipe jurídica do Governo Municipal.

O Procurador André Lopes Beda e a subprocuradora Renata Pereira Alves Corrêa entraram com um Mandado de Segurança na 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Mato Grosso do Sul, requerendo a possibilidade da assinatura dos convênios entre o Governo Municipal e a Caixa Econômica Federal.

No começo desta semana, a juíza federal Janete Lima Miguel Cabral garantiu a celebração dos convênios. Se não fossem assinados até a data limite de 31 de março de 2009, os recursos seriam remanejados e redistribuídos entre outros municípios do Estado.

Os recursos recuperados serão distribuídos em cinco convênios para implantação e melhoria de obras de infra-estrutura urbana, para o desenvolvimento do esporte educacional com cobertura de quadra poliesportiva em escola, a implantação da Praça da Juventude e apoio a projetos de desenvolvimento do setor agropecuário.

Uma das exigências para a assinatura de tais convênios é que o município não conste como inadimplente junto ao Cadastro Único de Convênio – CAUC e nem no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI, situação que foi regularizada recentemente.

Uma das alegações no Mandado de Segurança é que o município situa-se na faixa de fronteira, o que de acordo com a lei 10.522/2002 permite a suspensão da restrição para a transferência de recursos. “Esse mandado garante que a gente não perca esses recursos destinados a Aquidauana”, justificou a subprocuradora do município.

Para o prefeito Fauzi Suleiman, esta decisão foi considerada uma vitória para o município e para a população aquidauanense, que não será privada das emendas já direcionadas para a cidade.

Agência de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.