quarta-feira, 30 de julho de 2008

Felipe corre risco de não ser candidato a Deputado, em 2010 (Publicado no Site da FM PAN de Aquidauana - MS)

Terça-feira, 29 de Julho de 2008 | 06:43Hs
Edson Paim

Site da cidade noticiou que, segundo um vereador, o Prefeito Felipe Orro estaria desinteressado da eleição de Odilon Ribeiro.
Procuramos atinar sobre a possível justificativa para essa pretensa atitude e chegamos à conclusão de que Orro poderia ter a consciência da possibilidade de acontecer com ele, em 2010, o que ocorreu com José Fragelli, em 1958.
Embora Fragelli tenha exercido os mandatos de Deputado Estadual, de 1947 a 1954 e, de Deputado Federal, de 1955 a 1959, desempenhados com brilhantismo e competência, estes fatos não constituíram argumentos suficientes para lhe garantir a indicação do Diretório da UDN de Aquidauana, para concorrer à reeleição, em 1958, sendo substituído pelo então Prefeito Fernando Ribeiro.
A razão para isto, apresentada pela direção partidária, fora assim expressa:
“ Você já foi Deputado, agora é a vez do Tico”.
Esta versão era propalada, à solta, em Aquidauana, naqueles tempos.
Fragelli deixou o Palácio Tiradentes e se recolheu à sua fazenda e voltou a advogar, tendo afirmado que não mais retornaria à política, na ocasião em que me deu carona, de Campo Grande à Aquidauana, em 1961.
Entretanto, o General Emílio Garrastazu Médici que comandara a 4ª. Divisão de Cavalaria, sediada em Campo, no inicio da década de 70, conhecendo bem as qualidades de Fragelli, por isto, como Presidente, o nomeou governador de Mato Grosso, cargo que exerceu de 1970 a 1974.
Não fosse isto, teria sido cortada, daquela maneira, a carreira do maior político de Aquidauana (embora nascido em Corumbá), e um dos mais importantes do Mato Grosso.
Deixou o governo e elegeu Senador da República, exercendo o mandato de oito anos, além de ter sido grande Presidente do Senado Federal, ocasião em que veio a assumir a Presidência da República, honraria que só obtiveram outros dois cidadãos do velho Mato Grosso: Eurico Gaspar Dutra e Jânio Quadros.
Como a história se repete: no caso de Odilon se eleger Prefeito, Zélito poderá ser indicado candidato a Deputado, em 2010 e Felipe Orro preterido, desde que, maiores proximidades genéticas venham a prevalecer sobre outras razões, como aconteceu no caso de José Fragelli, em 1958.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.