quarta-feira, 16 de julho de 2008

Processo sucessório traumático e seqüelas

Por Edson Paim

(Publicado ontem, no site da FM PAN de Aquidauana - MS)

Na noite de anterior à convenção chegou ao Rio de Janeiro a denúncia de que o Partido de Leonel Brizola (não sei se posso dizer brizolista), em Aquidauana, abdicara do lançamento de candidatura própria, a fim de aceitar uma vaga de vice na chapa de Fauzi Suleiman, embora dispusesse de candidato competitivo, o ex-Prefeito e ex-Deputado Raul Freixes.
O fato foi comunicado ao Deputado Carlos Corrêa que informou que presidente licenciado do Diretório Nacional, Carlos Lupi, se encontrava na capital fluminense e que compareceria ao seu Gabinete local, situado no prédio antigo do Ministério do Trabalho, no Rio de Janeiro, construído por Getúlio Vargas, criador desse Ministério.
Enquanto o Ministro era aguardado, a sua assessoria informou que ele costumava não interferir em assuntos partidários e que seria melhor se dirigir ao Presidente em exercício ou ao Sr. Manoel Dias, ex-deputado e secretário geral do Partido.
Procurado na sede da Fundação Leonel Brizola e Instituto Alberto Pasqualini, sua secretária, D. Suely, informou que ele se encontrava no sul do país e forneceu o seu telefone celular.
Ao tomar conhecimento do fato, que seria contrário ao crescimento do Partido, em Mato Grosso do Sul, ele perguntara se o Deputado Dagoberto Nogueira teria tomado conhecimento disso e prometeu contatá-lo, por telefone.
Em outro telefonema, Manoel Dias informou que não encontrara o Deputado, mas que iria efetuar nova tentativa.
Coincidência ou não, Dagoberto compareceu à convenção e, ainda não sabemos qual a participação dele no episodio da reversão do processo de lançamento de vice-pedetista, optando pela candidatura própria, mas descartando Raul Freixes que, segundo revelaram as pesquisas, era mais competitivo.
A veracidade da existência da tentativa, prejudicial ao crescimento do partido, de partir,
apenas, com candidato a vice, é atestada pela insurgência do Vereador Zé Ribeiro, pretenso candidato a esse cargo e que, em razão do fracasso do acordo, teria, não só desistindo de postular sua reeleição, como se desligando do PDT e da campanha do candidato pedetista.
Ao reverso, é praticamente certo que o vereador Zé Ribeiro venha a apoiar o candidato adversário.
A candidatura de Raul Freixes a vice-prefeito, como prêmio de consolação, não foi, por ele, bem recebida, por isto resolveu renunciar a ela, constituindo outro baque na candidatura do correligionário, Odilon Ribeiro

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.