quinta-feira, 10 de julho de 2008

PMDB confirma maior número de candidatos a prefeito em MS

Quarta-feira, dia 09 de Julho de 2008 às 15:00hs


O PMDB confirmou o favoritismo na disputa pelas prefeituras em Mato Grosso do Sul, tendo apresentado o maior número de candidatos a prefeito, reflexo do fato de ter conquistado o governo do Estado com o peemedebista André Puccinelli.

O PMDB lançou candidatos a prefeito em 41 dos 78 municípios sul-mato-grossenses. O partido também disputará as próximas eleições com 26 postulantes ao cargo de vice-prefeito.

Triplicando sua participação direta com candidatos a prefeito em Mato Grosso do Sul, em relação a 2004, quando teve 11 candidatos a prefeito no Estado, o PSDB neste ano tem 30 candidatos encabeçando chapas nos municípios de Mato Grosso do Su e 21 indicações de candidatos a vice-prefeito, o que dá uma participação majoritária em mais de 50 municípios.

Hoje o PSDB tem 12 prefeitos eleitos e só de Jateí, Eraldo, não vai tentar a reeleição. Dentre as principais cidades do Estado, o PSDB tem candidatos a prefeito em Ponta Porã, Naviraí, Cassilândia, Maracaju, Sidrolãndia e Ribas do Rio Pardo.

Mesmo fora do governo do Estado e tendo suas duas principais lideranças, o ex-governador Zeca do PT e o senador Delcídio do Amaral, desunidas, o PT conseguiu ficar com o terceiro maior número de candidatos a prefeito.

Segundo o presidente regional do PT, deputado Amarildo Cruz, a legenda registrou 25 candidaturas a prefeito em Mato Grosso do Sul. Não é tão ruim já que quando Zeca era governador, o PT não conseguia superar o PDT, em candidaturas e prefeitos eleitos.

Em sete municípios, de acordo com levantamento da Executiva Regional do PMDB, a legenda terá chapa pura, como Campo Grande e Três Lagoas, dois dos principais colégios eleitorais do Estado.

Além desses dois, dentre os maior importantes pólos econômicos do Estado, o PMDB disputa as prefeituras de Ivinhema, Nova Andradina, Naviraí e Aquidauana.

"O partido vive um bom momento", afirmou esta manhã o presidente regional do PMDB, deputado federal Waldemir Moka. "Lançar não assegura vitória, mas demonstra força e punjança do partido no Estado", argumentou ele. "Temos expectativa melhor possível, temos boa chance de eleger um número muito bom de prefeitos e vereadores no Estado", completou. Em outra oportunidade, Moka chegou a declarar que são boas as chances de o partido eleger entre 25 e 30 prefeitos.

O PSDB é o partido com o qual o PMDB mais fará dobradinhas, sete ao todo. Com o PT, o partido aliou-se em cinco municípios, entre os quais Corumbá. Os peemebistas também dobraram com DEM, PSB, PR e PDT.

A quantidade de candidatos a prefeito ainda é informal, visto que a Justiça Eleitoral ainda não terminou de totalizar os registros. Até ontem à noite, às 19h07, no balança do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), só tinham sido contabilizados 23 candidatos a prefeito e 727 candidatos a vereador em Mato Grosso do Sul.


Cinco partidos disputam a Capital

Cinco candidatos disputam a prefeitura de Campo Grande. Além de Nelsinho Trad (PMDB), que busca a reeleição, disputam o cargo o deputado estadual Pedro Teruel (PT), Suél Ferranti (PSTU), Iara Costa (PMN) e Henrique Martine (PSOL).

O Estado tem atualmente em 1.617.733, conforme dados divulgados em 17 de junho pelo TRE, sendo 509.905 eleitores em Campo Grande, o que representa 31,52% do total.

AQUIDAUANA NEWS

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.