Thiara Lima

A Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso Sul) comprou o prédio onde funcionou por mais de 50 anos o Hospital Socimed, e está em fase final de obras.

A estrutura do prédio não foi modificada, devido a suas boas condições. A parte elétrica foi totalmente refeita, pois a maior parte da fiação do local havia sido roubada durante o período que o prédio ficou fechado.
O local ainda passou por uma reforma na parte hidráulica, por reboque, pintura, limpeza geral, cuidados de paisagismo e recebeu uma atenção especial na reforma da fachada do prédio, que recebeu as cores da Cassems. Todas as mudanças estão dentro do padrão exigido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
De acordo com o conselheiro fiscal da diretoria da Cassems e responsável pelo hospital em Aquidauana, Júlio Rossi, a inauguração deveria ser realizada até o dia 10 de dezembro, porém algumas mudanças faltam ser realizadas no Centro Cirúrgico.
Mas para que essas modificações possam ser realizadas, eles aguardam a aprovação da planta pela Anvisa. “Estamos aguardando a aprovação da Anvisa para realizarmos algumas modificações no Centro Cirúrgico, e assim finalizarmos as obras do hospital.
Se a liberação sair nos próximos dias esperamos inaugurar o hospital até o dia 18 de dezembro” afirmou o responsável ao lembrar que se a liberação da Anvisa demorar para sair, o hospital deverá ser inaugurado somente no final de janeiro do ano que vem.
Este vai ser o quarto hospital da Cassems no estado. Já existem em Dourados, Ponta Porã e Nova Andradina, e a Cassems está em fase de conversação para arrendamentos em Naviraí e Paranaíba.
Segundo Júlio Rossi, ao adquirir hospital próprio em alguns municípios do estado, a Cassems descentraliza o atendimento e garanti mais acesso à saúde e bom atendimento médico-hospitalar aos beneficiários que moram longe da capital. “Com a rede própria barateamos os custos que teríamos com o atendimento em outros hospitais, e também há a possibilidade de investir esse lucro em especialidades e aparelhos com tecnologia de ponta, que beneficiam o atendimento ao usuário”.
O Hospital da Cassems de Aquidauana vai contar com ambulatório para atendimentos de emergência e pequenos procedimentos médicos, médicos plantonistas, Centro Cirúrgico e médicos de diversas especialidades que não atendem em Aquidauana. Ele deve prestar um atendimento regional, abrangindo as cidades de Dois Irmãos, Nioaque, Jardim, Anastácio, Miranda, Bodoquena e Corumbá.
Não apenas os associados da Cassems serão atendimentos no hospital, mas também pacientes particulares e de outros planos de saúde. O responsável pelo hospital, Júlio Rossi, acredita que a ativação do hospital deve ajudar a diminuir o fluxo intenso de pessoas que procuram atendimento no Pronto Socorro do Hospital da Cidade.
Conforme ele, vários médicos já estão confirmados para trabalhar no hospital, tanto de Aquidauana como de fora, e cerca de 40 pessoas serão contratadas para compor a equipe do hospital, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos e de limpeza. “Além dos benefícios que o hospital vai trazer na área da saúde, estamos possibilitando o desenvolvimento da cidade e ajudando com os empregos diretos e também indiretos”, finalizou Júlio Rossi.
Fonte: Campo Grande News
http://www.campogrande.news.com.br/aquidauana.htm