quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Aquidauana realizou lançamento de campanha contra Dengue

Terça-feira, dia 13 de Novembro de 2007 às 19:00hs

A Prefeitura de Aquidauana realizou na noite da última segunda feira, no salão da Maçonaria, o lançamento oficial da campanha de combate a Dengue. Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria de Saúde.

A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito Felipe Orro, secretária de Saúde, Irene Franco; vereador Iran Rezende; empresária Marina Nogueira, presidente da Associação Comercial; Eulálio Abel Barbosa, diretor do Hospintal Funrural; Vilmar Carvalho de Oliveira, Coordenador do Pólo Base da Funasa e Capitão Elbio Leandro Bráulio, do 9º Batalhão de Engenharia de Combate.

Também prestigiaram a solenidade secretários municipais, médicos, enfermeiros, trabalhadores da área de saúde, lideranças comunitárias e indígenas.

A secretária de Saúde Irene Franco, fez uma explanação dos trabalhos que serão realizados, quando solicitou o apoio das lideranças comunitárias.

De acordo com a Secretária, nos próximos dias serão entregues aos presidentes de associações, material informativo da campanha. Explicou ainda que a Prefeitura realizará gincana escolar, passeio ciclístico e blitz educativa.

Todos os componentes da mesa falaram da importância do trabalho em conjunto e a necessidade da conscientização da população, em virtude do risco da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

O prefeito Felipe Orro iniciou agradecendo o apoio do 9º BECmb, que no momento de dificuldade, tem sido parceiro da Prefeitura. Parabenizou a Secretaria de Saúde pela iniciativa em lançar a campanha com antecedência. “Não podemos fazer nada sozinhos, precisamos do apoio e participação de toda comunidade”.

O Chefe do Executivo continuou afirmando que tem que haver conscientização de todos nesta luta, “somos todos soldados nesta lutar”.

Continuou destacando o trabalho integrado entre as secretarias da administração municipal, agilizando as ações. “Dengue é um problema que pode ser resolvido, mas depende de muito trabalho”.

O prefeito Felipe Orro concluiu enaltecendo também o apoio da Câmara e da Associação Comercial. “Nos próximos dias teremos muito trabalho, mas com a dedicação de todos, iremos vencer mais esse desafio e oferecer saúde de qualidade aos munícipes”.

DENGUE:

O que é a dengue? - A dengue é uma das mais importantes viroses (doenças causadas por vírus). Nos países de clima tropical, as condições do meio-ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, seu principal transmissor.

Causador e transmissor - O causador da dengue é um vírus, mas seus transmissores - chamados tecnicamente de vetores - são mosquitos do gênero aedes, popularmente conhecidos como pernilongo da dengue. Este inseto tem algumas características que podem facilitar seu reconhecimento:

- É escuro e rajado de branco;
- É menor que um pernilongo comum;
- Pica durante o dia;
- Desenvolve-se em água parada e limpa;
Transmissão - A transmissão da doença ocorre a partir da picada da fêmea do mosquito. De 8 a 12 dias após ter sugado sangue de pessoa contaminada, o mosquito está apto a transmitir a doença. Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções para uma pessoa sadia, nem através da água ou alimento. Em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
Período de incubação - Varia de 3 a 15 dias após a picada pelo mosquito, sendo, em média, de 5 a 6 dias.
Sintomas da Dengue:
- Dor de cabeça e nos olhos;
- Febre alta (muitas vezes passando de 40 graus);
- Dor nos músculos e nas juntas;
- Manchas avermelhadas por todo o corpo;
- Falta de apetite;
- Fraqueza;
- Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz;
- 99% têm febre, que dura cerca de sete dias. Pode ser branda ou muito alta;
- 50% têm dor atrás do olho;
- 60% têm dor de cabeça;
- 50% têm prostração, indisposição;
25% têm manchas vermelhas em todo o corpo.
TRATAMENTO:
- A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre, sempre com indicação do médico.
A pessoa com dengue não pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como por exemplo, aspirina, AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Eles podem facilitar o sangramento.
Como a doença causa muita dor no corpo, em geral, as pessoas procuram analgésicos. É importante para o doente evitar antiinflamatórios, pois facilitam o sangramento.
Como previnir-se - A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os "criadouros" (lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito). Portanto, não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente.
- Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito;
- Não deixe acumular água em pratos de vasos. Substitua a água dos vasos por areia grossa umedecida;
- Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.
DICAS:
- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue;
- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos;
- Limpe calhas e lajes das casas;
- Lave bebedouros de aves e animais com escova ou bucha e troque a água pelo menos uma vez por semana;
- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado;
- Fure latas e pneus;
- Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que acumula água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado.

Fonte: Aquidauana News

http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=116927

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.