sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Aquidauana, um lugar especial



Aquidauana, um lugar especial

Paulo Corrêa de Oliveira

Foto: Geraldo R. Garcia Armôa

A cidade de Aquidauana inspira a quem a visita uma magia de um lugar especial.

Os morros de arenito que lhe fazem fundo, avermelhados pelo sol, são sentinelas altaneiras que protegem a planície pantaneira que se avizinha.

As lajotas, que calçam suas ruas centrais, transmitem um sentimento nostálgico aos forasteiros.

Os casarões, com seus bordados decorativos nas fachadas, lembram o esplendor do século passado, quando se delineavam os primeiros sinais da prosperidade urbana.. Eram edificados principalmente pelos construtores italianos. Um deles foi o grande mestre construtor, Nicola Cicalise.

A Ponte Velha, denominada Roldão de Oliveira, demonstra sua perenidade, vencendo as formidáveis enchentes periódicas do rio Aquidauana. Essa ponte de ferro se incorporou à memória paisagística do próprio rio. Seu perfil é inconfundível.

Entretanto, dentre todos os símbolos visuais da cidade, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição não tem rival. É uma obra prima do engenheiro-arquiteto paulista, professor Alexandre Albuquerque, que a projetou e concluiu na década de trinta. É uma igreja majestosa. Foi inspirada no estilo gótico, com seus arcos quebrados, suas ogivas, sua planta em forma de cruz latina. Pode ser admirada em toda sua volta, pois se encontra no centro de uma praça. Difícil é definir qual o seu melhor ângulo. É belíssima em todas as suas faces.

Seus vitrais constituem uma preciosidade pelos seus desenhos e colorido. Foram fabricados ainda pelo método antigo onde os vidros coloridos eram interligados com o chumbo derretido.

A lembrança do grande ator de teatro Rubens Corrêa, aquidauanense, falecido em 1996, paira sobre a cidade. A mansão onde nasceu e passou parte de sua meninice permanece altiva na rua Marechal Mallet.

Rubens nas suas reminiscências da infância se refere à Aquidauana como a "Cidade Presépio". Talvez, numa premonição do ator, o presépio tenha se tornado, nos últimos anos, um evento especial do Natal aquidauanense. No domingo, que antecede o Natal, há uma audição musical com músicas natalinas no interior da Igreja Matriz e, em seguida, a formação, na mesma praça, de um fantástico presépio representado ao vivo. Várias pessoas da comunidade revivem as personagens de Belém na época do nascimento de Cristo. Têm sido momentos inesquecíveis de emoções, que se renovam todo ano, para quem compartilha dessas manifestações natalinas.

Nesse mesmo tempo, no Museu de Arte Pantaneira, vários presépios internacionais são apresentados pela colecionadora, professora Mara Roos.

São marcantes as festas religiosas na cidade. Em vinte de janeiro, a festa de São Sebastião. Em vinte e quatro de junho, a festa de São João com a lavagem do santo na Prainha de Anastácio. As famosas procissões: Corpus Christi com o seu tapete elaborado nas ruas por vários colegiais e entidades; Sexta Feira Santa, com o cântico lamurioso da Verônica, visitando os altares espalhados pelas ruas da cidade; a suntuosa Procissão das Flores, no dia oito de dezembro, dia da padroeira da cidade, onde as flores confeccionadas durante o ano são levadas para ornamentar o local da Missa Campal.

Entre os artistas plásticos locais, não podemos deixar de destacar os vários escultores que utilizam como matéria prima o "arenito de aquidauana" pedra própria da região e um excelente material para expressar sua arte. A fauna e a flora do Pantanal são representadas freqüentemente nesses trabalhos.

No patrimônio cultural local se inclui vários sítios com pinturas rupestres. Há também vestígios da antiga vila de Santiago de Xerez, fundada no século XVI, o marco mais avançado em terra brasileira da dominação espanhola.

A Guerra do Paraguai, no século XIX, deixou também gravado na história o Porto Canuto no rio Aquidauana, final da famosa epopéia da Retirada da Laguna. Não podemos nos esquecer dos "Morros", onde se refugiou a população vinda de Miranda e onde morava a índia Antônia, amor inesquecível e declarado do Visconde de Taunay.

Numerosas são as aldeias da nação Terena com a produção de sua cerâmica característica. Nelas se cultua a famosa "Dança do Bate Pau", uma dança cerimonial e intrigante da cultura terena.

Porém, Aquidauana não é só reminiscência histórica e festas religiosas. Na atualidade, numerosas repúblicas estudantis pontilham a cidade. São alunos vindos de vários recantos que encontram na cidade o local ideal para o seu estudo. Duas universidades, estadual e federal, um ensino técnico agrícola e também um curso superior particular fazem o chamamento de todos. São esses alunos a seiva viva da modernidade.

A cidade das lajotas e dos casarões se transforma em uma Aquidauana profundamente jovem. Um dos exemplos é a "Pantaneta", micareta, carnaval fora de época, trazido da Bahia e adaptado ao Pantanal. É um evento aguardado com ansiedade. A cidade, antes sisuda, acolhe com bom humor a invasão dos jovens irreverentes. A segurança e a alegria reinam absolutas.

Aquidauana desponta para o turismo internacional com seus numerosos hotéis-fazenda na região pantaneira. Nelas, as lides com o gado, a cavalgada, as trilhas ecológicas, os passeios de barco são a atração.

Enfim, podemos dizer que o nome sonoro de A-qui-da-ua-na encerra todo um mistério que agrada aos visitantes sem ninguém saber o porquê da atração.

É uma cidade mágica.

AQUIDAUANA Deskundige ophet gebied van ecotoerisme, gespecialiseerd in ontvangsten in Aquidauana MS in het hart van de Pantanal in de Mato Grosso do Sul, strategisch gericht op het behoud van de omgeving met verantwording voor de natuur in die zin dat het toeristische korrekt verantwoord is voor het behoud. Wij bieden service bij de opvang in Aquidauana en de regio Pantanal, gericht op het ecotoerisme. Wij hebben aandelen in alle hotels-fazenda en pensions, reisprogrammas en ook over vluchten boven Pantanal. Deze pensions en hotels bieden u het beste dat bestaat bij de interaktie mens-natuur en het behoud. Het Zijn oude fazendas geaktualiseerd voor alle wensen, bijv.:paardrijden. boodje varen visvangst, krokodillen kijken etc. Aquidauana toneel van de strijd en een weg naar de Serra del prata en de tijd van Santiago de Xerez, bewaart sinds het einde van de oorlog met Paraquai nog de tekens van glorie en rijkdom. Wij hebben verschillende architektonische,historische,iconografische en kulturele patrimonia, met aandacht voor inheemse dorpen op 20 km van de stad, die kulturele dansen laten zien zoals bata-pau en de dans van Ema, in tipische klederdracht. Xerez ecoturismo komt tegemoet aan deze toeristische visie, zijnde een pionier van het ecotoerisme en kultureel toerisme, en draagt medeverantwoordelijkheid voor de erspreiding van de inheemse kutuur in de wereld. Zij biedt ook handwerk in stoffen en aardewerk. de stad van Pantanal met al die tradities uit de streek vergeet men nooit,hetzij men er leeft, hetzij men die bezoekt. Onvergeetbare gerechten zoals caldo de piranha en de heerlijke arroz-carratteiro,bereid op het houtvuur, onvergetelijke smaken. tenslotte De Pantanal, ons grootste natuurreservaat, een paar kilometer van Aquidauana, verenigt etische schoonheid, woningen,hoogvlakte, flora,fauna, wilde ieren en hun verblijfplaatsen. Aquidauana heeft nog meer geschiedenis te vertellen en mooie plaatsen om te kennen.

http://www.xereztur.com.br/

http://www.aquidauananews.com/index.php?action=entrevista

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.